Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário coloca em debate as ''Memórias, lutas e insurgências nas educações'' na sociedade atual
Início do conteúdo da página

Seminário coloca em debate as ''Memórias, lutas e insurgências nas educações'' na sociedade atual

  • Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 14h52

Evento Gênero sexualidade

“Memórias, lutas e insurgências nas educações''. Esse é o tema do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, que vai ocorrer em formato virtual entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022. O evento pretende construir um ambiente que promova discussões acerca das lutas e insurgências na educação e na ciência. As inscrições vão até o dia 5 de setembro e as submissões de trabalhos serão aceitas até o dia 1° de agosto. O evento é voltado para professores/as, estudantes, pesquisadores/as, também para ativistas que defendem a temática e estudantes do ensino médio. Mais informações, acesse o site do seminário

A intenção da escolha de ''Memórias, lutas e insurgências nas educações'' como tema deste evento, com a participação de universidades nacionais e internacionais, é abordar, de forma educacional, temas recorrentes na sociedade relacionados ao corpo, ao gênero e à sexualidade, como binarismo, heteronormatividade, política de morte de sujeitos, exclusão e segregação. Segundo Vilma Brício, integrante da coordenação geral, a organização busca proporcionar um espaço de resistência, com a participação de um público diverso e múltiplo no debate desta temática.

“Construir uma troca de experiências entre pesquisadores/as, professores/as, ativistas e estudantes possibilita ampliação do campo de estudos e teorizações sobre Corpo, Gênero e Sexualidade, assim como promove o combate ao sexismo, à misoginia, à LGBTQIfobia, ao racismo e a outras formas de desigualdades, discriminações e preconceitos. Por isso é fundamental desconstruir ideias e discursos obscurantistas que têm resultado em grandes retrocessos para o desenvolvimento da sociedade atual”, assegura a professora doutora Vilma Brício, líder do Experimentações: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica.

Como participar - O seminário vai disponibilizar o envio de três formatos (diferentes) de trabalhos para apresentação, até o dia 1° de agosto: Comunicação Oral, Pôster e Simpósio Temático. Todos os trabalhos enviados precisam, necessariamente, estar direcionados a um dos 32 eixos temáticos propostos pelo evento. Além das submissões, o evento também vai oferecer dois cursos livres e on-line para quem tenha interesse em conhecer mais sobre os “Enfrentamentos à Lgbtqiafobia” e a “Escrita Científica”, ambos com direito a carga horária. Para mais informações, acesse o site.   

Já a programação do seminário será dividida entre os quatro dias do seminário (14 e 17 de setembro) por meio de apresentação de trabalho, reunião dos grupos de pesquisa, mesa de abertura, mesa-redonda, lançamento de livros, sala de socialização, atividade cultural e mesa de encerramento. A escala de todos os palestrantes e integrantes, assim como as atividades que serão realizadas podem ser conferidas aqui.  

Serviços: 

Data: 14 a 17 de setembro de 2022.

Inscrições: 5 de setembro de 2022.

Submissões: 1° de agosto de 2022.

Outros detalhes, acesse o site.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página