Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sobe 19 posições e é considerada a 75ª melhor universidade da América Latina e do Caribe

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 09h47

WhatsApp Image 2022 07 15 at 09.35.04

A Universidade Federal do Pará foi classificada na 75a colocação no Times Higher Education Latin America University Rankings 2022, 19 posições acima da edição de 2021. A avaliação internacional considerou 197 instituições de 13 países da América Latina e do Caribe, 20 a mais que no ano anterior. Se consideradas apenas as instituições brasileiras, a UFPA encontra-se na 34ª posição. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 14 de julho.

O ranking avalia o desempenho global das universidades em todas as suas principais dimensões: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pesquisadores, estudantes e cooperações) e renda da indústria (transferência de conhecimento). Ele é baseado nos mesmos indicadores do THE World University Rankings, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina.

A performance da UFPA revelou melhorias em quase todas as dimensões, com destaque para as áreas de ensino, pesquisa e citações, que tiveram maior percentual de crescimento na pontuação. Na avaliação geral, a UFPA ficou com a nota 46.3, e, nos indicadores, da maior para a menor nota, teve melhor desempenho, respectivamente: a área de ensino (55.9), renda da indústria (46.2); pesquisa (46.1); citações (36.4) e perspectiva internacional (27.9). Essa avaliação corresponde à posição de 1200+ no ranking mundial, divulgado no segundo semestre do ano passado. Acesse aqui a visão geral da UFPA no THE Latin America University Rankings 2022.

Panorama - A primeira colocada do THE Latin America University Rankings 2022 é a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida de três instituições brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP), em segundo lugar; a Universidade de Campinas (Unicamp), em terceiro; e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 4ª colocação. Ao todo, 72 universidades brasileiras foram ranqueadas.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, esse resultado é mais uma demonstração do reconhecimento cada vez maior da instituição: “Só em 2022, já recebemos quatro avaliações muito positivas em diferentes rankings internacionais, com melhorias em indicadores importantes de formação de pessoas, de produção científica e de impacto social. Em todos esses rankings, temos alcançado patamares mais elevados a cada ano, fruto do esforço da nossa comunidade em manter a universidade ativa, mesmo com todas as contingências. Vemos, cada vez mais, a UFPA figurar não apenas como melhor do Norte, como é conhecida, mas também como uma das melhores do Brasil e do mundo”.

A expectativa para o futuro é de novos avanços: “À medida que submetemos dados mais completos aos rankings internacionais, alcançamos posições que melhor retratam o desempenho da UFPA e conseguimos estabelecer parâmetros comparativos com outras universidades de igual ou maior porte. Ainda que saibamos que essas avaliações consideram apenas uma parte do que fazemos, reconhecemos que são referências importantes para identificar potenciais pontos de melhoria”, avalia Cristina Yoshino, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e presidente do Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais da UFPA.

Comparativo - Em 2021, a UFPA ficou na 94ª colocação no Times Higher Education Latin America University Rankings 2022, com nota geral de 39.1, tendo sido as maiores notas nos indicadores de renda da indústria (48.2) e ensino (42), seguidas de pesquisa (40.4), citações (34.9) e perspectiva internacional (27).

Outros rankings - A UFPA também teve destaque em outros rankings internacionais divulgados em 2022: no QS World University Ranking 2023, publicado em junho, ficou entre as 1.400 instituições classificadas, entre apenas 35 universidades brasileiras e 190 universidades latino-americanas. No Times Higher Education Impact Rankings 2022, a UFPA performou entre as 400 instituições no mundo que mais contribuem para o desenvolvimento sustentável; e no SCImago Institutions Rankings 2022, subiu 75 posições em relação à edição 2021.

Saiba mais sobre o Times Higher Education Latin America University Rankings aqui.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Arte gráfica: Ascom UFPA