Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Associação de Críticos de Cinema do Pará dialogam sobre possibilidades de parcerias para criação de cineclubes

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 12h07

Portal 2022 9

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu o presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará - ACCPA, Marco Antônio Moreira, para discutir parcerias para  a formação de cineclubes na Universidade. A ideia é criar espaços para exibição e debate de filmes fora do eixo comercial.

Para Marco Antônio Moreira, o cinema vive um momento difícil, com um mercado cinematográfico focado em alguns nichos e gêneros que geram maior rentabilidade, gerando limitações de espaço e público para maior diversidade de produções. Ao mesmo tempo, o cinema e o audiovisual como um todo estão entre as artes que mais chegam às pessoas, tendo grande potencial de fomentar discussões e pautar temas de interesse público.

WhatsApp Image 2022 07 15 at 11.13.59“Uma das ações da Associação de Críticos de Cinema do Pará é buscar parcerias para montar cineclubes e apoios institucionais para a realização de várias atividades. Temos buscado parcerias para fomentar a criação de cineclubes como espaços de formação de público para um cinema mais diverso, para além do circuito comercial”, relatou o presidente da ACCPA.

Ao buscar a parceria da UFPA, a associação pretende estimular a criação de cineclubes junto aos Centros Acadêmicos e cursos, com o objetivo de exibir e discutir filmes que tenham relação com as áreas de formação específicas, além de obras com temáticas mais amplas. Um piloto já está sendo formatado na Faculdade de Artes Visuais (FAV) para montagem do CineFAV, com exibições mensais.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, manifestou o apoio da instituição à iniciativa e rememorou a criação do Cine Clube UFPA em 2018, que realizou exibições mensais de filmes, seguidos de debates, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). O projeto foi suspenso antes da pandemia e pode ser retomado com outra configuração. “Temos interesse em ter um projeto institucional, pois queremos que a universidade seja um espaço de formação cultural mais ampla para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral”, reforçou o reitor.

WhatsApp Image 2022 07 15 at 11.14.27Emmanuel Tourinho também sugeriu a discussão de um projeto para realizar exibições regulares no Centro de Internacionalização da UFPA, para promoção das línguas e culturas estrangeiras como forma de ampliar os horizontes e os diálogos com outros países. “O Centro de Internacionalização é um espaço de formação multicultural, um lugar para que a nossa comunidade aprenda sobre culturas diferentes. E essa aprendizagem também pode se dar pelo cinema”, sugere o reitor. Nos próximos meses, serão agendados outros encontros para alinhamento das propostas.

Cine UFPA - A iniciativa do Cine Clube UFPA surgiu em 2018 como forma de oportunizar a exibição gratuita de filmes de fora do circuito comercial e fomentar debates. Em 2020, a UFPA apresentou o projeto do prédio do Cinema, Livraria e Editora da UFPA. O cinema terá capacidade de 188 lugares, além de 4 vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Texto: Assessoria de Comunicação Social da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA