Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Mesa-redonda virtual aborda a organização de clubes literários em Belém
Início do conteúdo da página

Mesa-redonda virtual aborda a organização de clubes literários em Belém

  • Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 14h05

Mesa Clubes Literários

O Projeto de Pesquisa e Extensão em Arte, Gênero, Informação e Religião - AGIR da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (Fabib/UFPA) vai realizar a mesa-redonda sobre a temática “Organização de Clubes Literários”, com o objetivo de promover os clubes literários na cidade de Belém e estimular a prática da leitura coletiva. A ação vai ocorrer no dia 16 de julho, das 10h às 12h, via plataforma Google Meet e transmissão pelo YouTube.

O evento pretende divulgar a importância da leitura e sua utilização como atividade terapêutica, sobretudo em momentos de crise. Segundo o professor doutor Carlos Antônio Braga de Souza, coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão em Arte, Gênero, Informação e Religião (AGIR), os grupos e blogs literários são importantes tanto para divulgar obras literárias e a prática da leitura coletiva quanto para promover a literatura e sua poeticidade, especialmente no atual contexto social dominado pela imediaticidade das redes sociais. Ainda por meio dos grupos e blogs literários, é possível desenvolver a continuidade do saber produzido na academia e difundi-lo para o público externo aos muros.

“Desde a pandemia da covid-19, os clubes literários tiveram um crescimento e maior visibilidade. A biblioterapia tem muito a contribuir, sobretudo pelo seu caráter terapêutico, colaborando para a promoção da qualidade de vida em um mundo cada vez mais assolado pelas doenças da alma, como a depressão,  a ansiedade e a síndrome do pânico, por exemplo. É muito importante que a comunidade acadêmica perceba que o ato de leitura, além da promoção do conhecimento científico, é também promotor de catarse, de identificação e reconhecimento de si mesmo e da realidade como um todo”, informa Carlos de Souza.

Além da presença do professor, a mesa-redonda também contará com a participação de Aerlen Cristina Almeida, Jeniffer Yara da Silva e Regiane Vanessa Baia e será mediada por Fernanda Menezes. As inscrições para o evento podem ser realizadas via formulário on-line. Podem participar discentes, docentes e corpo técnico da UFPA, além da comunidade em geral.

Serviço:

Mesa-Redonda “Organização de Clubes Literários”

Data: 16 de julho

Hora: das 10h às 12h

Via plataforma Google Meet

Inscrições pelo formulário, disponível aqui.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página