Página inicial > Ultimas Notícias > Orquestra da EMUFPA realiza apresentação na Igreja de Sant’Ana da Campina

Orquestra da EMUFPA realiza apresentação na Igreja de Sant’Ana da Campina

• Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 13h16

Orquestra DoMus div Portal 2022

Você já assistiu a uma apresentação orquestral? A Orquestra de Câmara Domus, do Laboratório de Documentação Musical da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), realiza o Concerto Sant’Ana e Passos no dia 23 de julho, como parte das festividades na Igreja de Sant’Ana, no bairro Campina. Além do entretenimento da apresentação, a organização também tem como objetivo salvaguardar o patrimônio musical religioso que foi produzido ou praticado na Amazônia, no passado.

Esta será a primeira apresentação da Orquestra, que trabalha um repertório pensado a partir de pesquisas e atividades realizadas nos acervos musicais de mais de 70 cidades. O trabalho de pesquisa e preparação do repertório é desenvolvido no Laboratório de Documentação Musical da EMUFPA e apresenta composições que não são apresentadas há décadas, bem como hinos da paróquia de Sant’Ana da Campina.

A culminância do processo de ensaios de um repertório tão antigo e que não tem sequer gravações disponíveis na internet é devolver a um dos muitos povos da Amazônia, um repertório tão interessante quanto antigo. Em outras palavras, a expectativa é que o repertório seja uma devolução às comunidades religiosas, para além dos muros da universidade, no ambiente sacro, precedendo uma missa comemorativa numa das paróquias mais antigas da cidade”, informa Fernando Lacerda Duarte, coordenador da orquestra.

A orquestra é composta por um flautista, Gabriel Cabral; pelos(as) violinistas Camila Araújo, Hadrielly Silva, Igor Vasconcelos, João Vitor Dias, Ágatha Yasmin, Emerson Leal, Giovana Pereira e Vitória Rizia dos Santos;  pelos(as) violoncelistas Magaly Bentes e Pietro Brandão; por viola, apresentada por Gustavo Trajano; por contrabaixo, com Marcus William; por Órgão, o coordenador Fernando Lacerda, e a Regência dividida por Ronaldo Sarmanho, Thays Cybelle e Fernando Lacerda. Todos os integrantes são da Escola de Música da UFPA.

Além da Orquestra de Câmara DoMus, o coro Sonare Sacro também vai integrar a apresentação, a ser realizada no dia 23 de julho, às 11h, na Igreja Matriz de Sant’Ana da Campina, localizada na rua Padre Prudêncio, bairro Campina.

A entrada é livre para todos os públicos, respeitando as medidas de higiene como álcool gel e máscaras.

Apresentação da Orquestra de Câmara DoMus

Local: Igreja de Sant’ana da Campina, bairro Campina, Belém.

Data: 23 de julho

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA