Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto desenvolvido por estudantes da UFPA vai representar o Brasil em competição internacional
Início do conteúdo da página

Projeto desenvolvido por estudantes da UFPA vai representar o Brasil em competição internacional

  • Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 14h03

Enactus Altamira

O Time Enactus UFPA do Campus de Altamira vai representar o Brasil na fase final da Race to Feed the Planet, uma competição internacional lançada pela organização Enactus. O projeto da equipe que está concorrendo é o Eco Xingu, que reutiliza garrafas pet e as transforma em um novo produto chamado de "eco-tubetes'' propícios para serem utilizados na produção e armazenamento de mudas de plantas nativas da Amazônia. A final do evento vai ocorrer em outubro deste ano, em Porto Rico. 

O Eco Xingu, além de apresentar uma nova forma de produzir e armazenar mudas de espécies da região Transamazônica e Xingu, também disponibiliza capacitações aos agricultores para o uso e a reutilização deste produto, juntamente com ações de incentivo à educação ambiental. De acordo com os estudantes que integram a iniciativa, que são estudantes de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina, a ideia de criar o projeto surgiu a partir da necessidade de desenvolver práticas que diminuíssem o elevado descarte de sacos plásticos que são utilizados na produção de mudas. 

“Essa troca de conhecimento com a comunidade local é essencial, pois muitos agricultores conhecem apenas um tipo de recipiente para produzir as mudas, e outros tantos ainda realizam o seu descarte incorretamente. Foi por meio dessa análise que o projeto Eco Xingu nasceu, com a intenção de passar novas informações e habilidades para camponeses locais”, explica Karina Quadros, integrante do Time Enactus - UFPA Altamira.

Antes de chegar à final do Race to Feed the Planet, o Eco Xingu já teve destaque em diversas outras competições nacionais e internacionais. Foi Top 48° na Race For Climate Action, Top 12° pela Race to Rethink Plastic e também Top 12° na 1 Race 4 Oceans. O projeto foi reconhecido, ainda, pela plataforma global de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi campeão da Liga Rookie, categoria voltada para times que estão competindo pela primeira vez no Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB). Para saber mais detalhes sobre o Eco Xingu, acesse o Facebook e o Instagram

Race to Feed the Planet - A última etapa da Race to Feed the Plane, na qual o Time Enactus UFPA Altamira vai representar o país, vai reunir outras três equipes, sendo duas da Índia e uma da Alemanha. Segundo Karina Quadros, participar dessa competição contribui para um impacto ambiental positivo e ajuda na promoção de uma agricultura sustentável na Amazônia. “Estamos honrados por fazermos isso na região do Xingu e agora podermos apresentar essa iniciativa para pessoas de outros países”, declara a estudante.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página