Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria internacional entre Brasil, Colômbia e França realiza mais uma série de atividades

• Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 17h13

Prefalc junho Portal 2022

O Programa Regional França, América Latina e Caribe (Prefalc) realizou mais uma série de atividades vinculadas à parceria internacional que envolve universidades do Brasil, França e Colômbia. A intenção das ações é fortalecer e estudar a gestão de recursos naturais e preservação da Amazônia brasileira e costa colombiana, além de ampliar a troca de conhecimento entre pesquisadores dos países envolvidos.

Dessa vez as ações, que envolveram expedições científicas e vídeo aulas, ficaram sob responsabilidade dos professores François Laurent e Elodie Salin da Le Mans Université, na França, com a contribuição dos pesquisadores Aquiles Simões e Otávio do Canto da UFPA; Celene Milanes e Ricardo Alvarez da Corporación Universidad de La Costa - CUC; e Jairo Gutierrez da Universidad Autónoma del Caribe, ambas instituições de ensino de Barranquilla, Colômbia, e participação dos alunos do curso de Master Gestion des Territoires et Développement Local, ofertado pela Le Mans Université.

202207 Prefalc 1O objetivo da realização foi fornecer instrumentos teórico-metodológicos que pudessem auxiliar na compreensão dos processos locais, por meio do compartilhamento de conhecimento, entre os pesquisadores, através da exibição de vídeos que abordavam o desenvolvimento sustentável e o uso e apropriação de recursos naturais na Amazônia. Segundo Aquiles Simões, professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGedam/UFPA), essas ações, além de potencializarem a internacionalização da UFPA, favorecem também a mobilidade de discentes entre os países envolvidos e a elaboração de novos projetos.

“Essas atividades possibilitam trocas de conhecimentos entre as academias que apoiam e participam do programa, sendo, o mais importante, o intercâmbio acadêmico-científico que elas promovem a partir de uma interface de saberes locais e científicos, que contribuem para a reflexão, empoderamento e fortalecimento das organizações que atuam no desenvolvimento regional”, completa o professor Aquiles.

202207 Prefalc 3Expedição Científica - As expedições científicas organizadas pelo Prefalc foram feitas em torno de visitas e trabalho de campo a locais que se vinculavam com os temas debatidos pela atividade, principalmente: Transição Agroecológica, Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Patrimônio Cultural e Turismo.

Entre os lugares visitados estão a bacia de Sélune, a baía de Mont-Saint-Michel, o Palácio de Versailles, a Horta do Rei (Potager du Roi), a Escola Nacional Superior de Arquitetura, a Bergerie Nationale, o centro histórico de Le Mans e sua muralha galo-romana. Houve, ainda, jornadas turísticas pelas cidades de Saint-Malo e Cancale.

“Além desses olhares cruzados sobre a transição agroecológica e gestão dos recursos naturais nos três países, o Prefalc abre as portas para a construção de novos projetos de cooperação, incluindo a mobilidade discente e a realização de pós-graduação em cotutela”, considera o professor Aquiles Simões.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação PPGedam/NUMA