Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros seguem até 6 de agosto
Início do conteúdo da página

Inscrições para o exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros seguem até 6 de agosto

  • Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 15h44

CELPE BRAS

A edição de 2022 do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com aplicação de provas escrita e oral, em postos localizados no Brasil e no exterior. O exame é destinado a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. Todas as informações sobre o exame podem ser encontradas no Edital n.º 60/2022.

Os interessados em fazer o exame devem se inscrever no período de 26 de julho a 6 de agosto, pelo Sistema Celpe-Bras. No momento da inscrição, o participante deve indicar o país e o posto que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar sua data de nascimento. Além disso, também deve fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.

A relação dos postos aplicadores que aderiram ao Celpe-Bras 2022 e o limite de inscritos por local de prova estão disponíveis no sistema do exame e no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para esta sessão, o Posto Aplicador da UFPA oferta 100 vagas, com taxa de inscrição no valor de R$230, que poderá ser paga até dia 09/08/2022. O pagamento será realizado por meio de boleto bancário cujo link será enviado para o e-mail informado pelo participante no ato da inscrição. A homologação das inscrições ocorrerá após a confirmação do pagamento da referida taxa.

Atendimento – Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do exame devem fazer a solicitação no momento da inscrição. É necessário enviar documentação comprobatória que justifique a necessidade.

O Inep oferece atendimento especializado para participante com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgado no dia 12 de agosto, por meio do Sistema Celpe-Bras.

Serviço:

Exame Celpe-Bras

Inscrições: 26/7 a 6/8/2022, via Sistema Celpe-Bras

Pagamento da taxa de inscrição: 26/7 a 9/8/2022

Solicitação de Atendimento Especializado e Nome Social: 26/7 a 6/8/2022

Aplicação da Parte Escrita: 18/10/2022

Aplicação da Parte Oral: 18 a 20/10/2022

Confira o edital do Celpe-Bras 2022.

Saiba mais sobre o Celpe-Bras.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do Inep, com edição da Ascom/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página