Página inicial > Ultimas Notícias > Participação em pesquisa que avalia as competências digitais de docentes do Ensino Superior segue aberta até 25 de agosto

• Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2022, 14h37

Pesquisa competências digitais

Fui prorrogado o prazo para que professores(as) da Universidade Federal do Pará (UFPA) participem da 2ª Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro, que tem como objetivo realizar um diagnóstico das competências digitais alcançadas pelos docentes que atuam no ensino superior, identificando também competências que ainda precisam ser melhor trabalhadas. Agora, os docentes devem preencher o formulário eletrônico, disponível aqui, até o dia 25 de agosto. O preenchimento é totalmente anônimo e demanda cerca de 15 minutos do(a) respondente.

O levantamento tem como base um framework de reconhecimento internacional, já adotado em vários países ibero-americanos e europeus, intitulado DigCompEdu. No Brasil, a pesquisa é realizada pela Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com a MetaRed Brasil e o Semesp, com apoio do Consórcio Sthem, MEI-CNI e CONIF. A UFPA apoia a pesquisa e incentiva a ampla participação de docentes.

As instituições que tiverem docentes respondentes receberão acesso aberto aos dados brutos de seus participantes, podendo produzir diagnósticos e análises internas personalizadas, que podem favorecer a identificação de pontos sensíveis que ainda precisam ser trabalhados. A expectativa é que os resultados sejam divulgados ainda em 2022.

Sobre a pesquisa – Esta tem como base um framework confiável e representativo da diversidade dos conceitos associados ao termo competências digitais. Trata-se do DigCompEdu, um quadro europeu de Competência Digital de Educadores, validado em nível internacional, que oferece um instrumento estruturado para a autoavaliação do docente quanto às suas próprias competências e postura/abertura para o desenvolvimento de habilidades envolvendo o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

Para essa edição da pesquisa, o referido protocolo foi traduzido para o português brasileiro e conta com questões inéditas e voltadas ao mapeamento do perfil dos docentes brasileiros, considerando a diversidade de realidades educacionais existentes no país.

O DigCompEdu está organizado em três eixos: competências profissionais dos educadores, competências pedagógicas dos educadores e competências dos estudantes. Os eixos se desdobram em sete dimensões: 1. Envolvimento profissional; 2. Recursos Digitais; 3. Ensino e Aprendizagem; 4. Avaliação; 5. Capacitação dos estudantes; 6. Promoção de competências dos estudantes; 7. Educação Aberta (com base no Quadro OpenEdu).

Na pesquisa, para cada dimensão, estão associadas perguntas (quantidade diferenciada) que possuem cinco opções de resposta e pontuação que destacam o nível de competência do docente naquele determinado tema. O foco do questionário é a autoavaliação pessoal do(a) docente participante.

A ideia é que os resultados possam auxiliar os(as) educadores(as) a conhecerem seu desenvolvimento das Competências Digitais e suas formas de aprimoramento e a refletirem a respeito deles. Espera-se também que a disponibilização de dados abertos possibilitem análises institucionais e regionais, preservando a identidade das Instituições de Ensino Superior e dos docentes participantes, a fim de subsidiar o desenvolvimento de políticas institucionais para a formação docente, em nível local, regional e nacional, tal como se pretende realizar no âmbito da UFPA.

Serviço

Prazo: Até 25 de agosto de 2022

Acesse o formulário aqui.

Mais informações aqui

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA, com informações do DigCompEdu