Página inicial > Ultimas Notícias > Prazo para submissão de trabalho no II Simpósio de Engenharia Mecânica segue até 22 de agosto

• Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 13h28

Simpomec

Seu trabalho sobre desenvolvimento tecnológico na região amazônica pode ser apresentado no II Simpósio de Engenharia Mecânica. O evento será realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro, no Campus Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA), e tem como tema “Engenharia: Desenvolvimento Tecnológico, energético e ambiental”. O objetivo da realização é discutir as questões energéticas, ambientais e sociais que envolvem a atuação da Engenharia na Amazônia.

O evento contará com palestras que envolvem diferentes temáticas da Engenharia, tais como materiais e processos de fabricação, térmica e fluidos, mecânica aplicada e sistemas mecânicos, gerência de produção e manutenção, e ensino das engenharias, que, em sua maioria, serão abordadas por palestrantes egressos da UFPA que hoje atuam no mercado, em diferentes estados, apresentando um grande panorama de atuação da área da região. Além disso, também haverá minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação completa encontra-se na página do evento.

Na nossa faculdade de Engenharia Mecânica, aqui, em Tucuruí, são desenvolvidos diversos projetos de extensão que beneficiam as comunidades do entorno do lago de Tucuruí, assim como comunidades quilombolas, por exemplo. Com este evento, podemos vir a discutir o desenvolvimento desses projetos e a forma como eles podem ser melhorados. Este debate é importante para que os nossos alunos tenham uma visão mais ampla sobre o que é abordado na sala de aula”, comenta o coordenador do evento, Fernando Nunes da Silva.

A ação é organizada pela Faculdade de Engenharia Mecânica do Campus Universitário de Tucuruí, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e foi motivada pela necessidade de dialogar sobre a Engenharia Mecânica com as demais áreas da engenharia, procurando melhores soluções para as necessidades de desenvolvimento e redução de impactos gerados no processo.

Inscrição e Submissão de Trabalhos - O evento é gratuito e aberto para a participação de toda a comunidade acadêmica que tenha interesse em compartilhar conhecimento sobre os temas abordados. As inscrições devem ser realizadas na página do Simpomec, até o dia 22 de agosto, e todos os participantes receberão certificados.

Os alunos e os pesquisadores podem submeter seus resumos expandidos relacionados aos seguintes temas: materiais e processos de fabricação, térmica e fluidos, mecânica aplicada e sistemas mecânicos, gerência de produção e manutenção, e ensino de engenharias. As submissões devem seguir o template do Simpotec e serem enviadas por meio do formulário até o dia 22 de agosto.

II Simpósio de Mecânica

Local: Campus Tucuruí da UFPA

Data: 14, 15 e 16 de setembro

Inscrições e submissões de trabalho via formulário.

Prazo: 22 de agosto

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA