Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Littera realizará encontros virtuais sobre as obras da autora britânica Agatha Christie
Início do conteúdo da página

Projeto Littera realizará encontros virtuais sobre as obras da autora britânica Agatha Christie

  • Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h30

Serie Littera

Você conhece a autora britânica Agatha Christie? O Projeto Littera, da Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (CEG/UFPA), vai desenvolver 13 encontros virtuais no segundo semestre de 2022, abordando diversas obras da autora. A ação pretende divulgar as produções de Agatha para o público jovem e debater seu impacto não somente na cultura britânica, mas também na mundial.

O primeiro encontro da série A Duquesa da Morte será realizado no dia 24 de agosto, às 20h, sob o tema “A Construção Literária de Agatha Christie”, que será uma introdução às produções da autora e contará com os palestrantes Vera Assumpção, Tito Prates e Patricia Cezar.

“Para os estudantes de língua alemã, Agatha é um critério de Landeskunde , em que eles podem traduzir a autora para o alemão, podem aprender um novo contexto cultural, lidar com a perspectiva comparada de obras, e muitas outras coisas. Não é porque a autora é inglesa que não servirá aos estudantes de língua alemã. A Literatura, sobretudo, expande os horizontes, ela não fica em caixinhas etiquetadas”, informa Patricia Cezar da Cruz, coordenadora do Projeto Littera.

Desde a pandemia, em 2020, a CEG vem expandindo seus estudos literários para autores de origem não germânica, sendo Agatha Christie a escolhida para a série deste segundo semestre por possuir uma forte recepção pelo público ao redor do mundo, em virtude das suas contribuições à literatura inglesa com seus contos, romances e produções teatrais.

O evento é aberto para todos os públicos e não necessita de inscrição. Os interessados em participar devem ficar atentos na Página do Littera, na qual serão divulgados os links dos encontros via Google Meet.

Próximos encontros - O segundo evento da série acontece no dia 31 de agosto, abordando o tema “Agatha e a morte: nas nuvens, na Mesopotâmia, no Nilo e no Beco”, aprofundando no protagonista e investigador Poirot. A partir de setembro, o projeto segue realizando suas lives sempre às quartas-feiras, desenvolvendo outras produções literárias de Agatha Christie, suas contribuições no teatro e na poesia, aprofundando nos personagens desenvolvidos pela autora, além de seu trabalho sob o nome de Mary Westmacott.

Agatha Christie - A autora britânica era romancista, dramaturga e poetisa, recebeu o título de “Dama do Crime” após publicar dezenas de contos no subgênero do romance policial. Agatha faleceu em 1976, aos 85 anos, e atualmente se tornou a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial, segundo o Guiness Book, vendendo mais de quatro bilhões de cópias nos séculos 20 e 21.

Serviço:

Projeto Littera

Encontros Virtual no 2° semestre de 2022

1° encontro : “A Construção Literária de Agatha Christie”

Data: 24 de agosto

Hora: às 20h

O link de acesso será divulgado na Página do Littera

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página