Página inicial > Ultimas Notícias > Atos na Universidade Federal do Pará fazem leitura de cartas em defesa da democracia

• Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 18h01

Atos Democracia

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, o Instituto de Ciências Jurídicas e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará organizaram atos em defesa da democracia, com a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), com adesão de vários segmentos sociais e quase 1 milhão de assinaturas. Acompanhando a programação realizada por universidades e instituições em todo o país nesta data, os atos na UFPA ocorreram às 11h, na frente do IFCH, e às 15h, no Auditório José Vicente Miranda, do ICJ.

O ato convocado pelo IFCH foi conduzido pelas diretora-geral e diretora-adjunta do instituto, Edila Moura e Aline Beckmann, respectivamente. Contou com a participação do pró-reitor de Extensão e reitor em exercício, Nelson Souza, além de estudantes e de servidores professores e técnico-administrativos das faculdades e dos programas de pós-graduação da unidade, assim como de representantes de centros acadêmicos

Atos Democracia 1A leitura da carta foi feita de forma compartilhada pelo estudante de Ciências Sociais Gabriel Braga, pela servidora técnico-administrativa Carmem Lima e pela docente Jane Beltrão. A leitura também foi acompanhada, em voz alta, pelos presentes.

O estudante de mestrado Gabriel Creão, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, ainda fez a leitura da Nota do IFCH em Defesa do Estado Democrático de Direito Sempre, que destaca a importância do processo eleitoral como conquista democrática da sociedade brasileira e a segurança das urnas eletrônicas, instauradas em 1996 para aprimorar e conferir maior lisura às eleições.

Atos Democracia 2'A nota encerra afirmando: “Nós, professoras e professores e corpo técnico administrativo do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará, que assinamos esta nota, condenamos veementemente os ataques ao TSE e à integridade do processo eleitoral que se avizinha. Manifestamos aqui o nosso compromisso na defesa da democracia e que seremos resistência contra qualquer tentativa de aventura autoritária”.

Estado Democrático de Direito – No período da tarde, ocorreu o ato promovido pelo Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. A mesa principal foi presidida pelo professor Bruno Vieira, com as participações do pró-reitor de Extensão e reitor em exercício, Nelson Souza; da diretora-geral do ICJ, Valena Jacob; da diretora-adjunta do ICJ, Luanna Tomaz; da diretora da Faculdade de Direito (FAD), Maria Stela Campos; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Saulo Matos; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), Andrezza Smith; do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Jader Kahwage; e do coordenador do Centro Acadêmico de Direito “Edson Luís”, Heitor Nascimento.

Atos Democracia 3Em suas falas, os membros da mesa ressaltaram o significado dos atos em favor da democracia na mesma data em que se celebram o Dia do(a) Estudante e o Dia do(a) Advogado(a). Exaltaram a área do Direito como fundamental para a construção de um Estado democrático e a importância histórica das instituições de ensino das Ciências Jurídicas na promoção da cidadania e dos direitos humanos no país.

Atos Democracia 4O ponto central do ato do ICJ foi a leitura da Nota do ICJ-UFPA em Defesa do Estado Democrático de Direito e do Sistema Eleitoral, realizada pelo primeiro professor indígena do instituto, Almires Martins Machado, aplaudido de pé pelos presentes, que também acompanharam a leitura da nota em voz alta. O ato contou com ampla participação de estudantes e de servidores professores e técnico-administrativos do Instituto e de outras unidades da Universidade, além de egressos e representantes de associações e organizações da área jurídica.

No documento, os signatários reiteram: “Manifestamos repúdio a toda forma de ataque ao Tribunal Superior Eleitoral, ao sistema eleitoral e ao Estado de Direito. Não nos isentaremos e jamais deixaremos de defender a Constituição Federal e a Democracia. A nação brasileira é imensa e as forças da resistência democrática estão espalhadas por todo o território nacional. A Universidade Federal do Pará resistirá e nós, juristas e docentes do Instituto de Ciências Jurídicas, que juramos defender a Constituição, a defenderemos com obstinação”.

Atos Democracia 5O professor Nelson Souza, pró-reitor de Extensão e reitor em exercício, que participou de ambos os atos, também destacou que a data é emblemática: “O que temos sofrido no Brasil não é simplesmente um ataque à democracia. É muito mais. Nós começamos a ter posições, posturas e atitudes fascistas no país. A historicidade brasileira não pode permitir que esse movimento avance e ganhe projeção. Nós precisamos não apenas resistir. Chegou ao fim o tempo da resistência. Chegamos agora a um tempo que pode ser chamado de reação. E a reação significa que movimentos organizados e coordenados, como estes promovidos hoje em todo o país, passarão a ter protagonismo”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA