Página inicial > Ultimas Notícias > 18ª Semana de Estudos Biológicos será realizado do dia 28 de agosto a 3 de setembro

• Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 17h24

SEBIO

Os discentes da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (FCB/UFPA) vão realizar a 18ª edição da Semana de Estudos Biológicos (SEBio). O evento ocorre do dia 28 de agosto ao dia 3 de setembro de 2022, no Campus Universitário de Altamira, e busca propor a integração dos discentes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos administrativos e sociedade civil em atividades de cunho artístico, científico e cultural voltadas às Ciências Biológicas.

Em 2022, a 18° edição do SEBio terá temas voltados aos corpos hídricos, biodiversidade, saúde no Brasil, mudanças na região do Xingu e suas implicações socioambientais, que serão desenvolvidos em palestras, minicursos, mesas redondas com profissionais e egressos da Faculdade, Exposições Biológicas e apresentação de trabalhos em forma de resumo simples e expandido. Além disso, estudantes de escolas de ensino fundamental e médio estão sendo convidados a participar das Exposição Biológicas com a mostra de materiais de animais, plantas, fungos, microbiologia e mais. A expectativa é de que cerca de 800 alunos da região sejam recebidos no evento.

O evento iniciou-se pequeno e foi crescendo ao longo dos anos, sendo hoje o maior evento de realização discente do Campus Altamira. Nossas expectativas visam ampliar o diálogo entre a universidade, as demais instituições de ensino e a sociedade, incentivar a apresentação e divulgação de trabalhos realizados por discentes, docentes e técnicos da UFPA Altamira e outras instituições de ensino, além de apresentar e fortalecer a importância do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na região”, afirma Tatiana da Silva Pereira, professora da FCB, campus Altamira.

O evento é aberto ao público geral, os interessados em participar podem se inscrever virtualmente até o dia 27 de agosto, através da página do evento, ou presencial no dia do evento.

Submissão de Trabalhos - Está será a quarta edição em que o evento recebe a submissão de trabalhos. Discentes e pesquisadores podem submeter resumos inéditos até o dia 14 de agosto, em forma de resumo simples ou expandido, apresentado no formato de pôsteres ou apresentações orais, com foco em pelo menos uma das seguintes áreas temáticas: Ciências moleculares; ciências fisiológicas e bioquímicas; morfologia; microbiologia, imunologia e parasitologia; ciências da saúde; ecologia, evolução e zoologia; educação em ciências; etnobiologia; botânica; ações de extensão ou outros temas relacionados às ciências biológicas.

Em 2021, o evento foi realizado no modo online e contou com a submissão e apresentação de 124 trabalhos, bem como a publicação destes em anais. O regulamento completo para submissão e formulários de inscrição para a edição de 2022 podem ser conferidos na página do evento, disponível aqui.

XVIII Semana de Estudos Biológicos

Data: 28 de agosto ao dia 3 de setembro

Local: campus Altamira

Inscrições até o dia 27 de agosto

Submissão de trabalhos até o dia 14 de agosto

Formulários disponíveis na página do evento.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação institucional da UFPA