Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação” celebra centenário, vida e obra do escritor português na UFPA
Início do conteúdo da página

Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação” celebra centenário, vida e obra do escritor português na UFPA

  • Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 19h14

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 239 Portal 1

Teve início nesta segunda-feira, 22 de agosto, o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA) que integra a programação oficial da Fundação José Saramago, em celebração do centenário de José Saramago, único escritor de língua portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. O evento ocorre no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) até esta quarta-feira, 24. A programação tem entrada franca até a lotação do auditório.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 274 Portal 2A abertura do Colóquio contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto e da maestra Cibelle Donza, com a participação da solista Dayse Addario. No repertório, duas canções do compositor paraense Waldemar Henrique, Uirapuru e Boi Bumbá; e duas obras portuguesas: Pedra Filosofal, composição de Manuel Freire para o poema de António Gedeão, e Grândola, Vila Morena, poema e canção de José Afonso, considerada hino da Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974.

Em seguida, compuseram a mesa de abertura da cerimônia o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro; a presidenta da Fundação José Saramago, escritora e jornalista, Pilar del Río; e o curador do Colóquio, professor catedrático da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário de José Saramago, Carlos Reis.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 322 Portal 3Carlos Reis iniciou os pronunciamentos falando do desafio que lhe foi lançado pela UFPA, no sentido de organizar a programação do Colóquio em parceria com as cocuradoras Simone Neno e Germana Sales, ambas da UFPA. Além disso, o professor catedrático mencionou que a federal paraense é uma das Universidades que tem um dos currículos mais longos em matéria saramaguiana e que este Colóquio deve ser o maior evento do Centenário no Brasil.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 361 Portal 4“José Saramago está outra vez na UFPA”, afirmou Pilar del Río, contando que há uma história entre o escritor e a instituição, sempre muito bem recebido “com extraordinária inteligência e com o coração”. Ela agradeceu a oportunidade em celebrar o centenário de seu companheiro de vida em Belém e disse esperar que todos os participantes terminem o colóquio “mais sábios e bons”, em referência a uma frase do autor que dizia: “Quanto mais velhos, mais sábios. Quanto mais sábio, mais radical”, o que, segundo ela, pode ressoar no sentido de que as pessoas que estiveram no Colóquio possam, após a programação, se sentir mais preparadas e estimuladas a colaborar com a evolução da comunidade humana.

A vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro, expressou sentir-se orgulhosa em representar o estado português em um evento como o Colóquio, desejando que “Palavra, Pensamento e Ação”, em referência ao tema geral do evento, sejam concretizadas na sociedade paraense.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 386 Portal 6Na sequência, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ofereceu a Pilar del Río as chaves da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará, em reconhecimento ao trabalho da Fundação José Saramago de divulgar a obra do autor, para ele, “um homem que nos convoca à dialogicidade”. “O pensamento de Saramago é necessário à evocação do diálogo e da dúvida, nos leva a pensar na democracia amputada pela força de instituições não-democráticas e que seguem uma lógica de dominação perversa, produtora de desigualdades e opressão”, ressaltou o prefeito.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 393 Portal 7Para o reitor Emmanuel Tourinho, José Saramago levou a literatura de língua portuguesa a todos os continentes, “um autor que nos convoca à reflexão sobre o que temos feito de nós mesmos, o que temos feito de nossas sociedades”. “Ler Saramago é adentrar um turbilhão de inquietações e ser confrontado com o que nos tira o sossego - com a realidade áspera da submissão de nossas sociedades, nossas instituições, até mesmo nossas capacidades coletivas aos interesses dos que detêm o poder econômico”. “O Brasil é certamente um país onde o pensamento crítico de Saramago faz todo sentido. Marcados que somos pela desigualdade, pela exclusão e pela miséria de largas parcelas da população – hoje são mais de 33 milhões de pessoas passando fome, somos um país de não-cidadãos e não-cidadãs”, apontou Tourinho.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 239 Portal 8A programação do primeiro dia de Colóquio seguiu com a conferência “José Saramago: a ficção como lugar de resistência”, proferida por Carlos Reis, com apresentação de Germana Sales, professora da UFPA e cocuradora do evento. Profundo conhecedor da obra de Saramago, Reis também lançou e autografou, neste primeiro dia de programação, o livro Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social, com selo da Editora da UFPA (ed.ufpa) e da Fundação José Saramago, que compila textos de autoria de Saramago, com seleção, introdução e notas do curador do evento.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 509 Portal 9Celebração do livro - Durante os dias do evento, no hall do CEBN, o público encontrará um cenário com a réplica da biblioteca de Saramago, além do estande da Editora da UFPA (ed.ufpa). À venda estão livros do catálogo da editora, incluindo coedições com a Fundação José Saramago, como Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo, que reúne textos de José Saramago sobre a sua trajetória literária, publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora da UFPA em 2013; e Democracia e Universidade, que traz dois textos de José Saramago sobre democracia.

Estarão disponíveis ainda Diálogos com José Saramago, de Carlos Reis, lançado em 2018 pela ed.ufpa, assim como os livros Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social, de José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis, e A intuição da Ilha - os dias de José Saramago em Lanzarote, de Pilar del Río, com selo da Companhia das Letras, lançados durante o Colóquio. Também poderão ser encontradas no estante da Editora todas as obras de José Saramago publicadas pela Companhia das Letras.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Alexandre de Moraes 239 Portal 10Coletiva de imprensa - Na tarde do primeiro dia do Colóquio, Emmanuel Tourinho, Pilar del Río e Carlos Reis conversaram com a imprensa regional. O reitor falou da alegria da UFPA em realizar o Colóquio e ambos os convidados falaram de suas vivências com José Saramago, o conhecimento sobre sua obra e sobre os livros que lançam durante a programação.

Carlos Reis explicou que a obra do escritor português tem um grande potencial de inspirar gerações: “O que diz um escritor fica e também seus pensamentos, que se traduzem em ação social, política e literária”.

Abertura Coloquio Jose Saramago Foto Otavio Henriques e Claudio Ferreira Portal 11Pilar del Río disse estar feliz em participar das celebrações do centenário saramaguiano na UFPA. “Estar aqui é sempre uma responsabilidade, porque também é uma forma de colaborar, através do conhecimento e da divulgação da obra de Saramago, com tantos(as) brasileiros(as) em busca de uma vida mais digna”, afirmou Pilar.

Ela ainda apresentou o livro que tem pré-lançamento nacional durante o Colóquio, A intuição da Ilha - os dias de José Saramago em Lanzarote, escrito por Pilar durante a pandemia e publicado pela Companhia das Letras. A obra rememora, em pequenas crônicas, os momentos que tiveram juntos, pouco antes do falecimento do escritor.

Serviço
Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”
Período: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – Campus UFPA Belém
Acesse a programação.
Saiba mais sobre os convidados.
Entrada franca até a lotação do auditório.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA e Otavio Henriques/Cláudio Ferreira, a serviço da UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página