Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço de Acolhimento Universitário abre as portas à comunidade estudantil

Espaço de Acolhimento Universitário abre as portas à comunidade estudantil

• Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 17h09

Acolhimento Estudantil Foto Alexandre de Mores

A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (Saest/UFPA) inaugurou o Espaço de Acolhimento Universitário na última terça-feira, 16 de agosto. O local, que conta com salas de atendimento para o Plantão Psicológico e para alunos com Transtorno do Espectro Autista, fica próximo ao Bloco N, Setor Básico do Campus da UFPA no bairro do Guamá, em Belém. As atividades já iniciaram na quarta-feira, 17.

A inauguração reuniu a equipe da Saest, comunidade estudantil e a gestão superior da universidade. O reitor Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Jr., visitaram o espaço e conheceram suas instalações. Em seguida, descerraram a placa de inauguração juntamente com o superintendente de Assistência Estudantil, Ronaldo Araujo; a coordenadora de Acessibilidade, Arlete Gonçalves; a coordenadora do Plantão Psicológico da UFPA, Patrícia Espírito-Santo; e a coordenadora de Integração Estudantil, Daniele Dorotéia.

16.08.2022 Espaço Acolhimento Estudantil Foto Alexandre de Mores 39Na ocasião, o professor Ronaldo Araujo agradeceu o apoio da administração superior da UFPA para a inauguração do espaço em um contexto tão difícil vivido em todo o país em termos de investimentos nas universidades. Ele também comemorou o fato de poder assegurar esse espaço aos estudantes da UFPA, além do avanço e da qualificação de serviços na área da assistência estudantil.

O reitor Emmanuel Tourinho também agradeceu o esforço da equipe da Saest em garantir o atendimento e buscar avançar nas ações de educação, acessibilidade e inclusão. “A UFPA vem dando passos importantes na estruturação de programas de assistência estudantil e acessibilidade, voltados ao atendimento de uma demanda que é crescente. Não temos recursos para fazer tudo que precisamos e gostaríamos de fazer, mas, no limite do que está ao nosso alcance, tranbalhamos intensamente para garantir o sucesso do esforço de inclusão na UFPA e temos colhido muitos bons resultados”, afirmou, ressaltando que o Espaço de Acolhimento Universitário é uma conquista coletiva.

16.08.2022 Espaço Acolhimento Estudantil Foto Alexandre de Mores 90Mundo interno - O aluno do curso de Farmácia, Alkir Viana, que está dentro do espectro autista, leu um poema de sua autoria sobre o espaço acolhedor oportunizado aos estudantes com TEA, atualmente em número de 14, matriculados na UFPA em diversos cursos de graduação. Os versos diziam: “Ser acolhido é sentir o calor / Acalmar o coração / Controlar a tensão / Se expressar / Se melhorar / Atingir a compreensão / Aos poucos nos integrar / Na sociedade em comunhão / E mostrar que somos iguais / Mesmo com aflições / E firmar nosso valor / Mostrar que podem crer / Para que no futuro / Nós também possamos acolher”.

As alunas Monique Ferreira e Ana Clara Pinto Pereira ofereceram ao reitor um quadro com a cópia da arte que compõe o mural pintado atrás do Espaço de Acolhimento, para que possa ser melhor identificado pelos estudantes que buscam atendimento no Campus. A pintura foi feita por alunos da Faculdade de Artes Visuais e, segundo a autora Monique Ferreira, tem como objetivo representar o lugar místico por trás do sentido da palavra “acolhimento”, em que se pode encontrar conforto e segurança para expressar o mundo interno de cada um e de cada uma.

16.08.2022 Espaço Acolhimento Estudantil Foto Alexandre de Mores 9Atendimento – No Espaço de Acolhimento Universitário, tanto os estudantes com TEA como a comunidade estudantil de uma forma geral serão atendidos por terapeutas e profissionais de múltiplas especialidades nas áreas de saúde mental, assistência social e psicológica. O Plantão Psicológico é exclusivo para estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA. Para ser atendido, não é necessário agendamento; basta se dirigir ao espaço no horário das 8h30 às 12h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, portando RG e comprovante de matrícula. As portas estarão abertas.

Para saber mais sobre a Saest UFPA, acesse https://saest.ufpa.br/portal/.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA