Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia Reunião Norte-Nordeste do Fórum de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace)
Início do conteúdo da página

UFPA sedia Reunião Norte-Nordeste do Fórum de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace)

  • Publicado: Terça, 15 de Novembro de 2022, 17h50

03.11.2022 Abertura Fonaprace SAEST Foto Alexandre de Moraes 1

A Universidade Federal do Pará (UFPA) sediou a reunião Norte-Nordeste do Fórum de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace), nos dias 3 e 4 de novembro. O evento tratou temáticas pertinentes ao trabalho desenvolvido pelas Diretorias, Coordenadorias e Superintendências de Assistência Estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e teve participação de gestores e servidores(as) da UFPA e de outras universidades federais para a troca de experiências acerca das principais pautas relativas às políticas de Assistência e da Acessibilidade Estudantis no ensino superior.

A reunião foi realizada de forma presencial no Auditório Ruy Barata, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, e contou com transmissão ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube. Estiveram presentes dirigentes de Assistência Estudantil de várias IFES de todo o Brasil.

03.11.2022 Abertura Fonaprace SAEST Foto Alexandre de Moraes 2As boas-vindas aos participantes foi feita pelo professor Ronaldo Araujo, superintendente da Assistência Estudantil (Saest) da UFPA. Também participaram da abertura do evento o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e a professora Karime Bentes, pró-reitora de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e coordenadora regional Norte do Fonaprace, de forma presencial; e, remotamente, as professoras Ledjane Sobrinho, pró-reitora de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e coordenadora regional Nordeste do Fonaprace; e Maria Rita de Assis César, pró-reitora de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora Nacional do Fonaprace.

As convidadas falaram sobre a soma de esforços para retomar a discussão sobre a Assistência Estudantil nas universidades públicas no momento pós-pandemia e em contexto mais propício para refletir e repensar as políticas voltadas a estudantes em situação de vulnerabilidade, que, muitas vezes, após o ingresso no ensino superior, também têm dificuldades para a permanência e conclusão de seus cursos.

03.11.2022 Abertura Fonaprace SAEST Foto Alexandre de Moraes 3A professora Maria Rita César, por exemplo, lembrou que a maior parte das instituições iniciaram os trabalhos de Assistência Estudantil em 2017 e que, nos anos subsequentes, as universidades vivenciaram uma série de retrocessos que afetou, de forma direta, as políticas de assistência devido aos cortes orçamentários. “Que tomemos, então, esse momento como uma primeira reunião no nosso processo de reconstrução da Assistência Estudantil, depois de tantos anos de retrocessos. Agora podemos trabalhar a partir de outra perspectiva em que a democracia se restaura e tem a Educação como elemento fundamental para o crescimento do país”, afirmou a coordenadora Nacional do Fonaprace.

Projeto de Universidade Pública - O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, afirmou que a Assistência Estudantil é tema central para a efetivação do projeto de universidade pública que se deseja para o país. “Felizmente, temos hoje um contexto de mais esperança para atender ao grande contingente de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, na UFPA, representam 85% do total de alunos(as) matriculados(as), acima da média nacional”, pontuou.

03.11.2022 Abertura Fonaprace SAEST Foto Alexandre de Moraes 4“Portanto este é um momento para trabalhar pela manutenção e fortalecimento das políticas de Assistência Estudantil nas Universidades Públicas e, assim, garantir mais oportunidades para que pessoas de todas as origens na Amazônia acessem o ensino superior. Como sabemos, não basta dar oportunidades, há que se gerar também condições de permanência. Nacionalmente, ainda estamos vivendo as consequências da pandemia de covid-19 e do maior empobrecimento da população, o que afeta também nossas taxas de evasão. A meta, então, é aperfeiçoar as políticas para garantir a permanência”, afirmou Tourinho.

“Daí a importância da reunião do Fonaprace, na expectativa de trocar experiências entre as IFES para que, juntas, levem propostas ao debate nacional para a afirmação da universidade pública”, afirmou o superintende Ronaldo Araujo, da Saest-UFPA.

Programação - A programação da reunião Norte/Nordeste do Fonaprace contou ainda com a leitura da Carta de Realizações da Gestão 2021-2022 e com mesas temáticas. No dia 3 de novembro, foram abordados os temas: “Análise da conjuntura e os desafios para o Fonaprace Norte Nordeste”, com a participação do superintende Ronaldo Araújo, da Saest-UFPA e do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Fernando José do Nascimento, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); “Urgência da nova análise do perfil socioeconômico dos estudantes pós-pandemia”, com participação dos pró-reitores  de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Sandro Augusto Ferreira, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e Kherlley Caxias Batista Barbosa, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na parte da tarde, houve a abordagem sobre os “Restaurantes Universitários, formatos de gestão e desafios”, com participação do pró-reitor de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Acre (UFAC), Isaac Silva, e do pró-reitor de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), Alexandre Lima Marques da Silva. Além do tema “Políticas públicas para os povos tradicionais – PBP/MEC – perspectivas”, tratada pela professora Karime Bentes e pela assistente social da UFPA, Helen Carvalho.

No segundo dia de evento, 4 de novembro, as discussões foram sobre ”Atendimento a pessoas com deficiência”, tratadas pela diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf/UFSB), Amanda Ferreira Bastos, e pelo pró-reitor de Gestão Afirmativa e Inclusão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), Severino Mendes Azevedo Júnior, além da pedagoga e coordenadora de Acessibilidade da UFPA, Arlete Gonçalves.

Houve ainda a mesa sobre “Apoio pedagógico a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, com o chefe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil, Elino Benício de Souza, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e a professora Maria Rita Duarte de Oliveira, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Por fim, foi escolhida a nova coordenação Norte do Fonaprace para gestão de um ano. Na coordenação Geral/Norte, assume a professora Karine Rita de Souza de Bentes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), estando como vice-coordenadora a professora Lúcia Cavalcante, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. (Unifespa). O professor Ronaldo Araujo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), assumiu a representação Norte no Fonaprace. O processo de eleição para a coordenação Nordeste do Fórum será realizado em momento posterior.

Assista às atividades transmitidas e gravadas no Canal UFPA Oficial no YouTube.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página