Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita da embaixadora da Espanha no Brasil

UFPA recebe visita da embaixadora da Espanha no Brasil

• Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 14h14

Embaixada Espanha

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, no último dia 7 de novembro, a visita da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez-Palácio, para discutir possibilidades de cooperação internacional. O reitor Emmanuel Zagury Tourinho recebeu a embaixadora e sua comitiva em seu gabinete, após visita ao Campus Guamá e ao Centro de Internacionalização da UFPA.

A visita também teve a participação do conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Pedro Cortegoso Fernández; do cônsul honorário da Espanha em Belém, José Luís Fernandez; e do diretor do Centro de Internacionalização da UFPA, William Gaia Farias.

A embaixadora Mar Fernandez-Palácio manifestou o propósito de incrementar a cooperação acadêmica e científica, inclusive com maior mobilidade de discentes e pesquisadores.

O reitor Emmanuel Tourinho declarou haver grande interesse na parceria com instituições da Espanha e o desejo de contar, na UFPA, com uma cátedra de estudos do Instituto Cervantes, a fim de promover a difusão da cultura e da língua espanholas.

Embaixada Espanha 2Internacionalização - A UFPA possui alguns acordos para o ensino de espanhol e oferta a Licenciatura em Letras - Espanhol em alguns campi, porém há grande demanda de estudantes pelo aprendizado de idiomas, uma vez que a instituição possui um raio de ação em toda a Amazônia e tem buscado fortalecer suas ações de internacionalização na América Latina.

“O conceito de internacionalização com o qual trabalhamos é bastante amplo. Queremos intensificar a pesquisa em colaboração e a mobilidade de estudantes e pesquisadores entre os países. Almejamos também promover, na própria UFPA, a  aprendizagem de culturas de outros países, contribuindo, assim, para a construção de um mundo de tolerância e cidadania global”, observou Emmanuel Tourinho.

Receptividade - A embaixadora da Espanha no Brasil foi receptiva em ouvir os interesses da instituição e se colocou à disposição para estudar e viabilizar as oportunidades possíveis por meio de programas já existentes, como o Erasmus Mundus. Mar Fernandez-Palácios disse, ainda, que a Espanha estará à frente da União Europeia a partir de 2023 e que já está no planejamento do consórcio de nações a cooperação com a América Latina: “No que pudermos ajudar a promover e fomentar a cooperação, contem conosco”, afirmou.

Os visitantes participaram ainda, em Belém, de atividades promovidas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio das quais apresentaram programas e editais promovidos pela Espanha, no que consiste na cooperação internacional com o Brasil. A ideia é trazer também para a UFPA uma apresentação sobre como funciona, por exemplo, o Erasmus+, programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

Texto e fotos: Jéssica Souza -  Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA