Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA celebra aniversário de 35 anos
Início do conteúdo da página

Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA celebra aniversário de 35 anos

  • Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 09h03

Portal 2022 1

“Universidade e Responsabilidade Social: O espaço e a memória que nos cercam e nos definem”. Foi com esse tema que a comunidade do Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA celebrou o aniversário de 35 anos do campus, nos dias 17 e 18 de novembro. A comemoração contou com programação de mesas-redondas sobre ensino, pesquisa e extensão, movimento estudantil,  movimentos sociais, além de evento cultural com apresentação musical. A abertura da programação teve a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e de ex-coordenadores(as) do campus, os quais rememoraram desafios e conquistas da instituição ao longo de sua história.

17.11.2022 35 Anos Campus Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 105Para o aniversário, foi criada e apresentada uma logomarca, resultado de um concurso em que o aluno Marcos Gabriel Vilhena, do curso de Engenharia de Produção, foi o vencedor. A logomarca traz sobrepostas as imagens de um círculo, representando a continuidade; três faixas, que aludem ao tripé ensino, pesquisa e extensão; e um quadrado, que remete à diversidade que compõe a comunidade abaetetubense. Sobre esse composto, estão o número 35 e o formato do monumento “o homem canavieiro”, instalado na entrada do campus e símbolo da UFPA em Abaetetuba.

A ocasião também foi oportuna para o lançamento do mapa de localização dos espaços físicos do campus, uma iniciativa do Laboratório de Cartografia Social (LABCARTS) do Campus Universitário de Abaetetuba, sob coordenação da professora Eliana Teles. Seu objetivo principal é desenvolver um sistema georreferenciado para a localização dos prédios e facilitar o gerenciamento dos diversos espaços físicos do campus, sua identificação e localização pela comunidade acadêmica e, especialmente, pela comunidade externa. Também participaram desse momento os estudantes Aelton Dias Costa, do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), e Luiz Fernando de Souza Nogueira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente, pesquisadores e responsáveis pelo trabalho de mapeamento e geoprocessamento do referido laboratório.

Para Eliana Teles, foi uma grande honra apresentar o trabalho que, há sete anos, tempo em que atua no campus, tinha desejo de realizar. “Neste mapa, apresentamos um olhar diferenciado sobre a importância da cartografia, que, neste caso, representa graficamente a singularidade da arquitetura e a distribuição espacial dos recursos vegetais e humanos do Campus de Abaetetuba”, afirmou.

17.11.2022 35 Anos Campus Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 11Os estudantes explicaram a composição do mapa, feito com base em fotografias georreferenciadas e gerado do software QGIS, mas também levou em conta a sabedoria local e as experiências de vida no campus. O trabalho integra um projeto maior que pretende tornar conhecida a beleza do cenário natural do campus, a qual se dá, sobretudo, pela presença de árvores, muitas das quais ainda são desconhecidas por grande parte de seus usuários. O objetivo é realizar um mapeamento do ponto de vista ecológico, cobrindo toda a área do terreno onde o campus se localiza. A execução das atividades envolverá o processamento de um conjunto de imagens e dados cartográficos e dados coletados em campo das espécies arbóreas. Os mapas do campus e de sistemas ecológicos ficarão disponíveis em plataforma WebGis on-line de acesso livre, a partir do LABCARTS.

Memória - A mesa de abertura do evento foi composta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, pelos dirigentes atuais do campus, professores Ana Áurea Maia (coordenadora) e Flávio Andrade (vice-coordenador), além de dirigentes anteriores, como: José Queiroz Carneiro (gestão 1992-1997); Adelino Ferrante (gestão 1998-2004); Francisca Maria Carvalho (2007-2011) e Eliomar Azevedo do Carmo (2011-2016), hoje prefeito Multicampi da UFPA. Como representante do município e aluna egressa do campus, também esteve presente a vereadora Edileuza Muniz, formada pela primeira turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) ofertada em Abaetetuba.

17.11.2022 35 Anos Campus Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 106O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a comunidade do campus, agradeceu a colaboração com a gestão e disse sentir-se feliz em comemorar o aniversário do campus em um contexto de esperança e confiança em um futuro melhor para as universidades públicas de todo o país. Falou ainda sobre a dedicação dos docentes e técnicos(as) gestores(as), que acumulam funções para contribuir com o desenvolvimento da universidade e merecem reconhecimento. Referiu-se ao Campus Abaetetuba como colaborador e partícipe da formação de políticas institucionais importantes, além de ser conhecido pela diversidade de seu corpo discente, em grande parte, indígenas, quilombolas, ribeirinhos(as) e/ou extrativistas.

“Este campus é mais uma prova de que a Universidade forma para a cidadania. As pessoas saem daqui com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor. Celebrar os 35 anos do campus é também celebrar a valorização da educação superior no Pará e sua interiorização no formato multicampi, o qual gera oportunidades para a população, fomenta a ciência e movimenta economias, saberes e consciências”, comentou o reitor.

Emmanuel Tourinho também agradeceu às várias gerações de gestores do campus ali presentes e lembrou que foi aluno e, posteriormente, colega de profissão da primeira coordenadora do campus, a professora Conceição Solano (gestão 1986-1991), no evento, representada por seus familiares e homenageada in memorian, tendo falecido em 5 de junho de 2022. Na ocasião, a filha da gestora, Sílvia Solano Reis, recebeu um cerificado de reconhecimento pelos serviços prestados pela professora quando da construção e implantação do campus da UFPA na região do Baixo Tocantins.

17.11.2022 35 Anos Campus Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 137Horizonte - Como projeção de futuro, o reitor vislumbra a criação da Universidade Federal da Amazônia Tocantina, como desmembramento do Campus Universitário de Abaetetuba e resultado de uma história de sucesso da interiorização da UFPA, como já ocorreu com os Campi de Marabá e Santarém, hoje sedes das Universidades Federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Oeste do Pará (UFOPA).

Nas falas dos demais membros da mesa, estiveram muito marcadas palavras como oportunidade, legado, lutas, dificuldades, conquistas e o valor do ensino superior. A coordenadora atual do campus, professora Ana Áurea Maia, agradeceu a todos(as) que já foram dirigentes e também aos(às) servidores(as) e discentes que colaboraram para a realização do evento. “Agradeço, sobretudo, a quem escolhe diariamente o nosso campus como lócus de sua formação e seu crescimento profissional e pessoal”, destacou.

Já o professor Flávio Andrade, vice-coordenador, disse que deseja ver o campus crescer ainda mais. “Agora temos um horizonte favorável para mais recursos, mais prédios e, assim, maior diversidade de cursos e de alunos(as)”, observou.

17.11.2022 35 Anos Campus Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 407Programação - No segundo dia de evento, os(as) participantes tiveram oportunidade de conhecer as experiências de estudantes do movimento estudantil, dos movimentos sociais presentes no Baixo Tocantins e dos programas de pós-graduação sediados no campus: Programa de Pós-Graduação em Territórios, Cidades e Identidades (PPGCITI), Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática (PROFMAT) e Programa de Ciência e Engenharia de Materiais (PPGEM) – em parceria com o Campus Universitário de Ananindeua. O evento ainda contou com mesa-redonda sobre ensino e extensão, com a presença dos coordenadores e diretores de faculdade dos cursos de graduação do Campus de Abaetetuba. A programação encerrou com apresentações musicais de servidores e alunos e com a inauguração do mural dos(as) coordenadores(as) (com fotos de todos os gestores que passaram pelo Campus Universitário de Abaetetuba).

História - O Campus Universitário de Abaetetuba foi implantado em 1987. Os primeiros cursos ofertados foram as Graduações em Matemática, Letras, Pedagogia, História e Geografia, e funcionaram em escolas da rede pública até que o campus pudesse ter um prédio próprio. Atualmente, o Campus Universitário de Abaetetuba oferta os cursos de Graduação em Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Espanhol, Física, Matemática, Educação do Campo, Agroecologia e Engenharia de Produção. Possui ainda três cursos de mestrado. Mais informações no sitehttps://cubt.ufpa.br/.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA e Giovane Silva – Ascom Campus Universitário de Abaetetuba

Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página