Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA diploma 47 médicos(as) da primeira turma do curso de Medicina do Campus Universitário de Altamira

• Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 08h44

Formatura medicina altamira

A Faculdade de Medicina do Campus Universitário de Altamira da UFPA realizou, no último dia 10 de novembro, a colação de grau da sua primeira turma. Foram diplomados(as) 47 médicos(as), que devem contribuir para a oferta de serviços de saúde na região.

O curso de Bacharelado em Medicina em Altamira recebeu a primeira turma em 2016, em um contexto de aumento da demanda por atenção primária em saúde na região do Xingu, com o crescimento da população em decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A solenidade de colação de grau contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, assim como do coordenador do Campus Universitário de Altamira, Djair Moreira, e do diretor da Faculdade de Medicina, Leonardo Silva, além de professores, técnicos e estudantes do curso e familiares dos formandos.

“Estou muito feliz em encerrar minha gestão na Faculdade de Medicina junto com a formatura da nossa primeira turma. Sensação de dever cumprido e todos nós muito honrados com a presença do magnífico reitor prof. Emmanuel Tourinho”, celebrou o diretor da Faculdade de Medicina, Leonardo Silva.

WhatsApp Image 2022 11 28 at 08.10.51 1O reitor Emmanuel Tourinho falou do orgulho da UFPA em continuar cumprindo sua missão de entregar à sociedade profissionais com competência técnica e formação cidadã: “A colação de grau dos primeiros médicos formados pelo curso de Medicina do Campus Universitário de Altamira é motivo de celebração para toda a comunidade da Universidade Federal do Pará, que viu nascer e acompanhou o desenvolvimento do curso com grandes expectativas, dada sua importância para a região do Xingu. Agradeço e parabenizo a dedicação do corpo docente e técnico do curso. Aos novos médicos e médicas, desejo uma carreira de sucesso, com oportunidades de crescimento profissional e contribuição para a promoção de melhor qualidade de vida à população do nosso estado”.

Durante a cerimônia, foram homenageados(as) o professor Renan Rocha Granato, como nome da turma; a professora Márcia Lima Duarte, como paraninfa; o professor Leonardo de Oliveira Rodrigues da Silva, como patrono; e a discente Evellyn Vitória de Loureiro, que recebeu honra ao mérito pelo seu desempenho no curso. As formandas Débora Leão e Victoria Braga foram, respectivamente, a oradora e a juramentista da turma.

Recentemente, o curso de Medicina em Altamira recebeu a nota máxima, 5, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento do curso. A nota foi atribuída após a visita presencial de uma comissão de avaliadores designada pelo MEC, que analisou aspectos como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico, entre outros. Atualmente, a comunidade do curso é formada por 51 docentes, 7 técnicos(as) e 371 alunos(as).

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.

Fotos: Acervo do Curso de Medicina Altamira.