Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de Pós-Graduação inscrevem para cursos Stricto e Lato Sensu em março
Início do conteúdo da página

Programas de Pós-Graduação inscrevem para cursos Stricto e Lato Sensu em março

  • Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 17h05

 PÓS GRADUAÇÃO março

A Universidade Federal do Pará (UFPA) apresenta uma série de oportunidades para os interessados em se inscrever em cursos de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu. Entre as áreas disponíveis, estão oportunidades na Engenharia, Ecologia, Tecnologia, Saúde e Ciências Humanas, além de programas reservados exclusivamente para indígenas e quilombolas.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval dispõe de 14 vagas para a sua turma de mestrado e encerra a inscrição já no mês de março. As vagas estão divididas entre sete para a área de Análise de Processos e Sistemas Construtivos Navais e sete para a área de Transporte Aquaviário. A inscrição deve ser realizada na Plataforma Sigaa, até o dia  17 de março.

No dia 7 de abril, é a vez de o Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas encerrar as inscrições para o Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas. Serão selecionados 15 candidatos de ampla concorrência para as linhas de pesquisa de: Doenças Endócrinas e Metabólicas; Doenças Neurodegenerativas; Inovações em Saúde; Pesquisa Translacional em Saúde Humana; Genômica, Transcriptômica e Proteômica; Identificação e Desenvolvimento de Biomarcadores; Medicina de Precisão e Patologia, Clínica e Terapia Oncológica. Os interessados devem se inscrever utilizando o Sigaa.

Vagas voltadas aos Indígenas e Quilombolas - O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) oferta oito vagas para a sua turma de mestrado e duas vagas para a de doutorado, reservadas exclusivamente para pessoas indígenas e quilombolas. Entre as linhas de pesquisa disponíveis, estão: Constitucionalismo, Políticas Públicas e Direitos Humanos; Direitos Fundamentais: concretização e garantias; Direitos Fundamentais e Meio Ambiente; Estudos Críticos do Direito e Sistema Penal e Direitos Humanos.

Para participar da seleção, o candidato deve comprovar seu pertencimento étnico à condição de indígena ou quilombola, sendo residente ou não em comunidade indígena ou comunidade quilombola. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de março de 2023, pelo Sigaa.

Inscrições em Fluxo Contínuo - Até o dia 1º de novembro, interessados no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca podem se candidatar para o preenchimento das 10 vagas ofertadas para o curso de doutorado. Para participar do processo de seleção, é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$70, que deve ser paga por boleto gerado na página da Fadesp. O comprovante de pagamento e outros documentos devem ser submetidos pela Plataforma Sigaa

Já no dia 19 do mesmo mês, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos conclui o período de inscrições para as 21 vagas ofertadas para o curso de doutorado, sendo duas vagas destinadas para ações afirmativas de pessoas com deficiência (PcD), pessoas pretas e pardas, ribeirinhos, extrativistas, pessoas trans e pessoas indígenas e quilombolas. O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação dispõe de 15 vagas para a seleção no curso de doutorado e recebe inscrições até o dia 2 de dezembro. As inscrições devem ser realizadas no Sigaa.

Há, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia, que realiza seleção para oito vagas no curso de doutorado. As isncrições vão até o dia 31 de janeiro de 2024 e, para se inscrever, o candidato deve pagar o boleto no valor de R$100, gerado na página da Fadesp. O comprovante e outros documentos devem ser anexados na Plataforma Sigaa. É recomendado que, após a realização da inscrição, o candidato comunique à Secretaria do PPGZOOL via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Oportunidades de Especialização - O Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia dispõe de 50 vagas para o Curso de Especialização em “Promoção de Políticas Públicas em Gênero e Sexualidade na Amazônia”. Das 50 vagas dispostas, 15 são reservadas a servidores e servidoras da UFPA e a bacharéis ou licenciados que comprovem vulnerabilidade socioeconômica. Outras cinco vagas serão destinadas a pessoas transgêneras e cinco para pessoas LGBQIA+. Para participar, é necessário apresentar formação em Direito ou áreas afins e realizar a inscrição até o dia 19 de março, na Plataforma Sigaa.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página