Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia encontro nacional sobre planejamento urbano e regional

UFPA sedia encontro nacional sobre planejamento urbano e regional

• Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 15h09

Banner enanpur

Com o tema “ANPUR 40 anos: Novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso”, o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XX Enanpur 2023) terá como sede a Universidade Federal do Pará, no período de 22 a 26 de maio. Em busca de ser um espaço de debates acerca de outras perspectivas para a narrativa corrente sobre urbanização, o evento é voltado para alunos da graduação, pós-graduação, recém-formados, professores e demais profissionais.  As inscrições seguem abertas no site do evento

A iniciativa é uma oportunidade de reunir pesquisadores de todo o território nacional para analisar e debater  pesquisas sobre as questões da urbanização no Brasil, especialmente a Amazônia e suas contribuições para o fomento à reconstrução, simbólica e produtiva, que o país precisa trilhar nos próximos anos. A expectativa é que seja um ambiente de trocas de informações e diálogos que possam transformar o campo dos estudos urbano e regional no Brasil, respeitando a diversidade observada nas diferentes regiões e nos espaços urbanos do país, como a Amazônia, que se expressa nas diversas formas de ocupar o território.

“Receber o evento na UFPA é algo que favorece o contato de pesquisadores de todo o país com a realidade amazônica e a redução de resistências e preconceitos, ao mesmo tempo que reafirma importantes posições da Instituição, de fortalecimento dos grupos que mais sofrem com as pressões dirigidas para a Amazônia pelo apoio ao acesso e à permanência de estudantes indígenas e quilombolas. Um Enanpur em Belém contribui para a amazonização do Brasil, movimento necessário no contexto global atual“, explica a professora Ana Cláudia Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

Vigésima edição - Este será o primeiro evento presencial em quatro anos e, de acordo com a professora Ana Cláudia Cardoso, já conta com mais de mil pessoas inscritas. A programação terá sessões temáticas, oficinas, mesas-redondas, sessões especiais, lançamentos de livros e atividades culturais que vão abordar, entre outras temáticas, reestruturação do espaço regional e economia popular, políticas públicas multiescalares, acesso a sociotecnologias para o planejamento urbano e regional e raça, gênero e diversidade no campo e na cidade. Nesta edição, o debate contará com a participação de intelectuais indígenas e quilombolas.

“Essas pessoas vão poder acompanhar, refletir e participar das discussões apresentadas ao longo dos cinco dias de evento. A programação vai trazer professores estrangeiros para debater sobre os mais variados temas, como as experiências de outras periferias, o desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade e o posicionamento de novos governos da América do Sul. Nosso desejo é criar um ambiente efervescente para estudantes da nossa instituição e de outras instituições amazônicas que estarão representadas no evento”, detalha.

Mais informações e programação completa podem ser acessadas no site do evento

XX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional

Data: de 22 a 26 de maio de 2023

Local: UFPA - Campus Cidade Universitária José da Silveira Netto

Inscrições no site do evento.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA