Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento na UFPA reúne admiradores da Cultura Geek
Início do conteúdo da página

Evento na UFPA reúne admiradores da Cultura Geek

  • Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 13h29

CARTAZ MULTIGEEK

Os fãs de histórias de ficção científica possuem uma data para celebrar seu estilo de vida, que é o Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek, comemorado mundialmente no dia 25 de maio. Neste dia, o curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará vai realizar, pela primeira vez, a “MultiGeek”, uma programação vasta que inclui bate-papo, workshops, exibição de filmes, competição de games, feirinha geek e discotecagem. O evento inicia às 16h, no Atelier de Artes, na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFPA).

A programação da MultiGeek terá início com o bate-papo “Das HQs à IA”, que vai abordar histórias em quadrinhos e as fronteiras da Inteligência Artificial e terá a participação dos professores da FAV Cássio Tavernard, Ricardo Harada Ono e John Fletcher Couston, além do discente Leonardo Dressant. Em paralelo, serão oferecidos os Workshops “Que a força do Roteiro e Storytelling esteja com você”, com a professora Rafaelle Ribeiro; e “Introdução ao Game Design”, com o professor Bruno Assis.

Além das palestras e oficinas, o público também poderá cantar em uma sala de karaokê, dançar o Just Dance e jogar videogame e RPG em salas dedicadas às atividades. O evento também contará com uma feirinha geek e venda de comidas e bebidas, e encerramento com discotecagem de trilhas sonoras de filmes geek.

Dia do Orgulho Nerd - Desde a realização da primeira edição do Dia do Orgulho Nerd em 2006, na Espanha, a cultura geek vem ganhando espaço em fóruns e eventos específicos. Os termos nerd ou geek fazem alusão às pessoas interessadas em assuntos técnicos ou científicos, que, até há algum tempo, eram vistas como um perfil estereotipado de uma pessoa socialmente reclusa, o que vem sendo modificado especialmente com a realização de pesquisas em livros e na internet e a disseminação da cultura Cosplay, em que os fãs se fantasiam dos personagens que mais admiram. 

Historicamente, o dia 25 de maio é associado ao lançamento do primeiro filme da série Star Wars (Episódio IV: Uma Nova Esperança), de 1977, e ao Dia da Toalha, comemorado pelos fãs da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

Serviço:

MultiGeek - Dia do Orgulho Nerd na UFPA

Dia: 25 de maio de 2023

Hora: a partir das 16h

Local: Faculdade de Artes Visuais - Anexo do Atelier de Artes (prédio dos fundos)

Texto e arte: Divulgação Curso de Tecnologia em Produção Multimídia FAV/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página