Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão promove observação de aves com alunos da rede pública de ensino
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão promove observação de aves com alunos da rede pública de ensino

  • Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 16h36

Projeto Observação aves

Como forma de abordar o conhecimento científico de forma mais interessante e acessível à população, especialmente para jovens estudantes, a Faculdade de Turismo da UFPA (Factur) desenvolveu um projeto de extensão intitulado “Observação de Aves em Parques Urbanos na Região Metropolitana de Belém (PA)”.  A proposta busca proporcionar aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental melhor compreensão de assuntos ligados à Biologia e ao meio ambiente, unindo teoria e prática. 

O projeto funciona em duas partes: a primeira é uma aula teórica, realizada na escola visitada, que aborda a história do parque urbano escolhido e aprofunda assuntos como história, patrimônio, ecologia, zoologia e ornitologia relacionados àquele ambiente. A segunda parte é a visita, com cerca de duas horas de duração, ao parque urbano selecionado, a fim de reforçar, na prática, o conteúdo visto em sala de aula. 

“É muito importante que os alunos da educação básica tenham aulas práticas na natureza, sobretudo quando o assunto é zoologia, mais especificamente a ornitologia. Do outro lado, temos os alunos de Turismo, que desenvolvem suas habilidades do turismo pedagógico, turismo de natureza, ecoturismo etc. Com isso, todos os alunos percebem, de modo natural, que a observação de aves é muito mais interessante quando se depara com esses animais em ambientes naturais. Além disso, aprendem, de modo simples, anatomia, ecologia e fisiologia das aves, resultando no respeito aos animais de forma livre”, ressalta  o professor Fabrício Mendes, coordenador do projeto.

A escolha da série dos alunos visitantes é feita com fundamento em uma análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e o conteúdo ministrado nas aulas é voltado para atender à matriz de Ciências daquela série. Para avaliar o nível de entendimento do aluno acerca do conteúdo, são aplicados dois questionários, um antes da aula e outro após a visita. Esses questionários também possibilitam que os integrantes do projeto possam ter um retorno dos alunos e, assim, se adequarem às atividades do projeto da melhor maneira possível.

“Como biólogo e professor da disciplina Ecologia da Amazônia, do curso de Turismo da UFPA, senti a necessidade de colocar em prática a observação de aves como forma de desenvolver a sensibilização ambiental do público em idade escolar. A iniciativa proporciona uma experiência única aos discentes (da UFPA) que participam das ações, pois o contato com o público e com elementos naturais faz com que os discentes possam se aproximar dos segmentos turísticos que envolvem a natureza”, explica o professor Fabrício Mendes, coordenador do projeto.

Para participar dessas atividades, a escola deve entrar em contato com o projeto pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e fazer sua solicitação. A equipe do projeto fica responsável pelas aulas ministradas nas escolas e pela excursão no parque escolhido e a escola fica responsável pelo translado dos alunos até o parque.

Sobre o projeto - O projeto se encontra no seu 4º ano, sendo desenvolvido em parceria com as escolas públicas de Belém. Além de promover as atividades de observação, o projeto também tem um grupo de estudos sobre a temática do turismo e ambientes naturais, que, mediante a atuação no Bosque Rodrigues Alves, produziu um estudo que será apresentado no Fórum da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (Abratur) 2023, no período de 5 a 7 de junho, na cidade de São Luís. 

Para o segundo semestre, a expectativa é que o projeto realize uma exposição nas escolas para aqueles que não puderam realizar as observações em parques. Além disso, há a possibilidade da promoção de visitas voltada ao público adulto que tem interesse na temática e a elaboração de uma cartilha didática com o mapeamento das aves dos parques urbanos de Belém para o uso em escolas que tenham interesse em visitá-los

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página