Página inicial > Ultimas Notícias > Prêmio Ruy Barata reconhece contribuições à cultura

Prêmio Ruy Barata reconhece contribuições à cultura

• Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 16h22

Estatueta Foto Dylan Moura 2

Na próxima sexta-feira, 26 de maio, o Teatro do Sesi recebe, às 20h, a cerimônia do Prêmio Cultural Ruy Barata. A noite promove um encontro de gerações para celebrar o poeta e reconhecer talentos e grandes contribuições à cultura de um país chamado Pará. A iniciativa é da Associação de Arte, Cultura e Memória Ruy Barata, com realização da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Instituto de Ciências das Artes (ICA), da Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Curso de Multimídia e da Fadesp.

O Prêmio Cultural Ruy Barata reconhece e homenageia personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da cultura e da arte na região. Ao homenagear personalidades que foram contemporâneas, vieram antes ou depois de Ruy Barata, o prêmio reconhece que a cultura e a arte são um trabalho coletivo e contínuo, que se desenvolve ao longo do tempo, com a participação de muitas pessoas.

“A gente vem trabalhando desde 2020 mais ou menos, com alunos da Faculdade de Artes Visuais que trabalharam as poesias de Ruy Barata. Fizemos uma imersão sobre os textos dele, realizamos saraus, trouxemos palestrantes para falarem sobre as poesias e uma amiga de Ruy, professora Amarílis Tupiassu. Foram meses de uma imersão que depois resultou em aquarelas”, conta a professora Isis Molinari, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA.

“Eles escolheram as poesias e, no momento de reflexão sobre os textos, de emoção, produziram as aquarelas. As obras ficaram belíssimas, fizemos exposição na FAV. Foi basicamente um trabalho em que a gente levou Ruy Barata para dentro da universidade e para refletir acerca de seu pensamento, que é um pensamento crítico e, ao mesmo tempo, sensível”, completa a professora.

Prêmio Ruy Barata - A premiação é um incentivo à produção cultural e artística na região. As escolhas dos nomes homenageados foram feitas a partir da Associação de Arte Cultura e Memória Ruy Barata, que existe há 5 anos e vem, desde 2020, revendo a história do poeta. “Esta premiação é uma forma de celebrar as conquistas desses artistas e intelectuais e valorizar seu trabalho e legado”, conta Tito Barata, filho de Ruy e diretor geral do evento de premiação.

Sobre Ruy Barata - Nascido em Santarém, em 25 de junho de 1920, Ruy Barata foi um homem de múltiplas atividades: advogado, cartorário, jornalista, poeta, professor e político. Como jornalista, até 1964, dirigiu o suplemento literário de A Província do Pará, além de ter sido titular da cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes (mais tarde incorporada à Universidade Federal do Pará). Em 1964, com o golpe militar, foi preso, demitido do cartório e aposentado compulsoriamente do magistério superior.

Saindo da prisão, passou a sobreviver como advogado. Com o advento da anistia, em 1979, voltou à atividade acadêmica, sendo readmitido na Universidade Federal do Pará. Publicou Anjo dos Abismos, A Linha Imaginária e Antilogia (organizado e revisado por Ruy Barata em 1990, mas só publicado no ano de 2000). Com seu filho Paulo André Barata, compôs, em parceria, um vasto número de canções que se tornaram referência em todo o estado do Pará. Não se pode falar de música paraense sem que seu nome esteja presente.

Texto e foto: Divulgação