Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto

Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto

• Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 16h00

A doação ajuda a salvar vidas. Essa ação de solidariedade com o próximo levou a auxiliar de enfermagem Eliza Seabra, 44 anos, a doar cinco mililitros de sangue para disponibilizar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). "Sempre senti vontade, mas tinha a questão de nunca ter tempo. Agora, houve a oportunidade de doar dentro do hospital, e eu não podia mais perder tempo. Só doei para medula óssea e não doei sangue por conta do diabetes. Minha atitude é com o objetivo de ajudar as pessoas que precisam", disse.

Além da trabalhadora, que atua na Divisão de Enfermagem da Unidade João de Barros Barreto (UJBB), mais 22 pessoas doaram para o Redome. Houve mais 44 doações de bolsas para o Banco de Sangue do Barros Barreto. A iniciativa aconteceu nesta terça-feira, 20, quando o hospital recebeu o Projeto Captação de Doadores da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) específico para hospitais públicos.

No dia da campanha, o Barros Barreto esteve de portas abertas para que pessoas de dentro e de fora do hospital fizessem doações. Segundo Rian Gomes, assistente social da Fundação Hemopa, a campanha é uma tentativa da instituição elevar os índices de estoque do Hemopa e, como consequência, reforçar o atendimento de sangue ao Barros Barreto.

"O mês das férias é tempo atípico, porque o índice de doação cai bastante devido ao deslocamento da população da Região Metropolitana para outros municípios para aproveitarem as férias. A parceria do Hemopa não é somente com o Barros Barreto, mas se estende a todos os outros hospitais. Um hospital dessa magnitude precisa de maior quantidade de sangue possível. Na ação de campanha, as doações receberam o código do hospital, e elas aparecem como sendo doações feitas do Hemopa para o Barros Barreto", explicou Gomes.

Ele esclareceu, ainda, que quem não doou na campanha pode fazer na sede do Hemopa, na travessa Padre Eutíquio, 2.109, no bairro Batista Campos, ou no espaço do Hemopa no Shopping Castanheira, que fica no quilômetro 1 da BR-316. Podem doar sangue pessoas com boa saúde, acima de 18 anos, de preferência, e peso maior que 50 quilos. O doador deve estar bem alimentado. É necessário portar um dos documentos original com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional). Mais informações: 08002808118, de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Reposição de sangue - O Hemopa encaminha para os pacientes do Barros Barreto de 200 a 350 bolsas de sangue por mês. O Ministério da Saúde preconiza que o hospital tem que repor pelo menos 50% das bolsas. A média de reposição fica entre 27% e 31%. Para reforçar o quadro de doadores e realizar trabalho interno de captação, o Barros oficializou a criação da Comissão de Captação de Sangue e desenvolve o Plano de Captação Hospitalar. O Bettina Ferro de Souza, que, com o Barros, pertence ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), também já possui a sua. A Superintendência do Complexo visa unificar os trabalhos e estuda a possibilidade de criar somente uma comissão para todo o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

"O ideal é os hospitais construírem o Grupo de Trabalho de Doação de Sangue, para que possamos manter essa política de campanha com regularidade e garantirmos, sempre, sangue o suficiente e de qualidade para todos os pacientes", ressaltou o assistente social da Fundação Hemopa.

Câncer - Segundo Elizabeth Pereira, chefe do Setor de Apoio Terapêutico e  coordenadora da campanha no Barros Barreto, a parceria com a Fundação Hemopa é importante para o hospital, principalmente porque o Barros habilitou sua Unidade de Alta Complexidade em Oncologia pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 852, de 8 de maio deste ano.

"Todos sabemos que os pacientes oncológicos necessitam muito de sangue, então temos que reagir mais em busca de doadores e pessoas que possam colaborar com a campanha e serem também doadores permanentes para o hospital. Sabemos que estamos em défice com o Hemopa e atuamos no resgate do GT de Captação de Doadores de Sangue, para melhorarmos essa política", disse.

Ainda segundo ela, o hospital já começa a avançar nessa iniciativa, a partir desta semana, junto aos pacientes. "Contamos com fluxo de captação pronto e, no momento da admissão no hospital, todos os usuários vão receber formulários de solicitação de captação de doadores, sendo três a cinco por internação. Claro que isso não é uma exigência, mas uma questão de sensibilização, então vamos pedir o apoio dessas pessoas para garantirmos nosso Banco de Sangue", esclareceu a coordenadora da campanha no Barros Barreto.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Cleide Magalhães e Silvia Giese