Página inicial > Ultimas Notícias > Portal da UFPA é reformulado e ganha novos layout e funcionalidades

Portal da UFPA é reformulado e ganha novos layout e funcionalidades

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 13h56

O Portal da UFPA está de layout novo. Nesta quinta-feira, 22,  foi lançada a nova página da Universidade Federal do Pará na web, agora atualizada e com nova aparência. Além dessas novidades, o novo portal tem compatibilidade com dispositivos móveis, facilitando o acesso dos usuários, garantindo a continuidade desta ferramenta como serviço à comunidade.

Tendo como ponto de partida o template disponibilizado pelo governo federal, a Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, por meio da sua equipe de Informática (TI) e da Coordenadoria de Marketing e Propaganda (CMP), com o apoio do pessoal do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC) produziram a nova arquitetura informacional do Portal da UFPA. Outros sites da Instituição já seguem o padrão de adequação da página aos requisitos da legislação, solicitados pelo governo federal, como os sites do CTIC e do CIAC.

Para o diretor da Ascom, professor Luiz LZ Cezar Santos, a utilização do layout padrão do governo federal fez-se necessária para atualização da infraestrutura do Portal da UFPA. “O portal, como todas as plataformas de comunicação e das mídias institucionais, deve passar, sempre, por uma atualização, como forma de melhorar tanto a comunicabilidade quanto a acessibilidade dos usuários que formam a comunidade acadêmica da Universidade, sem esquecer o público externo”, destaca o professor.

A infraestrutura do portal que estava no ar é de 2004 e estava defasada. A última atualização de layout realizada foi em 2012, tendo sido realizada uma atualização de segurança no ano passado.

Além disso, para o coordenador de Infraestrutura de Datacenter do CTIC, Carlos Nogueira, a atualização visa, também, melhorar a qualidade do serviço em momento de grande volume de acessos..

“Hoje, o portal tem, em média, 30 mil visitas semanais em baixa temporada e em torno de 150 mil em dias específicos de alta (como em dia de inscrição e de listão do vestibular). O novo portal suporta esses tipos de cargas”, declara Carlos

Mudanças - Além das atualizações de segurança e da melhoria na compatibilidade com dispositivos móveis, o novo portal conta com um manuseio muito mais intuitivo, facilitando o acesso dos usuários.  O design é responsivo e trabalha com tecnologias personalizadas que se adaptam às formas de trabalho dos setores da Instituição, principalmente da Ascom/UFPA, que edita e gerencia as informações institucionais pelo site.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos