Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe de rugby da UFPA representa o Pará nos Jogos Universitários

Equipe de rugby da UFPA representa o Pará nos Jogos Universitários

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 16h20

RUGBY 746x423

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, o rugby é um esporte muito popular ao redor do mundo. Com mais de cinco milhões de adeptos em diversos países, a modalidade é uma das mais praticadas no planeta. Além disso, esse esporte carrega muita tradição em várias universidades do País. Por isso, em 2014, foi criada a equipe de rugby da UFPA, que terá, pela primeira vez, sua equipe masculina representando o Pará e a Região Norte nos Jogos Universitários (LDU).

A edição deste ano da LDU ocorrerá em Uberlândia, Minas Gerais, neste sábado, dia 24, e não conta com a participação da equipe feminina. A equipe masculina viajou para a competição na última terça-feira, 21, e espera, em curto prazo, consolidar-se em competições nacionais.

De acordo com o professor João Bento Neto, organizador e técnico da equipe, a UFPA Rugby pensa em desenvolver ainda mais a modalidade na Universidade por meio de múltiplas ações. “Gostaríamos de implantar escolinhas de rugby infantil e infantojuvenil na Escola de Aplicação (onde atualmente ocorrem os treinos de sábado), além de incentivar a prática do Rugby para a saúde e lazer nos espaços da UFPA, os quais podem ser adaptados para a prática segura e divertida do esporte”, declara.

RUGBY 373x212A equipe - A UFPA Rugby é formada por jogadores e jogadoras de equipes independentes já existentes no Estado. A maioria dos integrantes é de Belém e participa regularmente de torneios locais e regionais. Os alunos da UFPA formam a base do time, que, desde 2015, buscava participar das competições da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Neste ano, a equipe conseguiu apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para enviar a equipe para o campeonato de Uberlândia.

Além disso, a equipe busca implementar em seus treinos e jogos os valores característicos do Rugby. As regras e a mecânica do jogo são organizadas de modo a garantir que os envolvidos: se divirtam, se sacrifiquem pela equipe e respeitem os adversários. O UFPA Rugby oportuniza, também, aos jogadores a experiência de jogar com times de outros Estados, promovendo a integração desses atletas.

Rugby - O Rugby é um esporte coletivo que surgiu numa escola na cidade de Rugby (Inglaterra), no ano de 1823.  Ele é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos. O rugby é um esporte em que ocorre muito contato físico entre os jogadores. A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de quinze jogadores, já a olímpica (disputada pela UFPA Rugby) é composta por duas equipes de sete jogadores.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA