Página inicial > Ultimas Notícias > Professores da UFPA participam do VI Seminário Nacional de Ensino Jurídico e Formação Docente

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 21h03

No período de 21 a 23 de junho, foi realizado em Belém, na Escola de Direito do Cesupa, o VI Seminário Nacional de Ensino Jurídico e Formação Docente, que deu continuidade à série de eventos voltados à discussão e à reflexão do ensino jurídico e da formação de professores na área. O evento, organizado pela UFPA e por outras Instituições de Ensino Superior, contou com a participação dos professores da Universidade Federal do Pará Antônio Maués, Luly Fischer e Cristina Terezo.

Com o principal objetivo de estimular os professores de Direito a aplicarem uma metodologia de ensino alternativa, centrada no aluno e mais preocupada com os aspectos pedagógicos e didáticos dos cursos, o Seminário consolida-se no cenário de discussões de metodologia do ensino jurídico no Brasil em sua 6ª edição.

O seminário propôs discutir o ensino jurídico e, sobretudo, capacitar professores e alunos da pós-graduação em novas abordagens didáticas e metodológicas. Além de palestras sobre o ensino jurídico, o evento também possibilitou a submissão de trabalhos, na modalidade relato de experiências, e contou com oficinas práticas sobre ensino jurídico participativo e formação docente.

Na quarta-feira, 21 de junho, o diretor adjunto do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, professor Antônio Maués, representou a Universidade na mesa de abertura do seminário. No segundo dia de evento, quinta-feira, 22, Maués participou da apresentação de trabalhos/relatos de experiência sobre o tema "Boas práticas na elaboração e na mudança de projetos pedagógicos". Para finalizar o evento, nesta sexta-feira, 23 de junho, a professora Luly Fischer participou de outra apresentação de trabalho/relatos de experiência sobre o tema "Boas práticas de avaliação em disciplinas com ensino participativo". A professora da UFPA Cristina Terezo conduziu a oficina "Projetos de extensão baseados em clínicas II".

Histórico do Seminário - O Seminário Nacional de Ensino Jurídico e Formação Docente tem origem na proposta pioneira de organizar um espaço dinâmico para o encontro de discentes e docentes sobre a temática da educação jurídica. A proposta ocorreu, nos eventos anteriores, por meio da apresentação e do debate sobre concepções alternativas de como elaborar cursos e aulas; percepções da prática e da profissionalidade docente; dados da realidade do ensino jurídico e de como ela afeta a prática docente; técnicas e métodos de ensino e de como aplicá-los dentro e fora de sala de aula; experiências bem-sucedidas em pesquisa e extensão; e sobre o papel das instituições de ensino e das coordenações de cursos jurídicos, entre outros aspectos. Além disso, houve espaço para que alunos de graduação e pós- graduação pudessem se manifestar e apresentar trabalhos.

O primeiro seminário foi realizado na Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. O segundo foi realizado no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). O terceiro evento teve lugar na Faculdade de Direito e de Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O quarto foi realizado na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e, por fim, a última edição ocorreu junto com o Congresso bienal da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDI), na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA