Página inicial > Ultimas Notícias > Proex divulga resultado final dos Programas Eixo Transversal e Navega Saberes

Proex divulga resultado final dos Programas Eixo Transversal e Navega Saberes

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 15h00

Eixo Transversal 2017

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), divulgou, nesta terça-feira, 27, o resultado final dos Programas Eixo Transversal e Navega Saberes/Infocentros. Foram selecionados 100 projetos no Eixo Transversal e 66 no Navega Saberes/Infocentros, que receberão bolsas para alunos de graduação. Os projetos de extensão são voltados para as comunidades interna e externa da UFPA.  O investimento total é de R$480.000.00, durante 12 meses de vigência para cada programa. Confira aqui os projetos selecionados.

Neste ano, foram apresentadas 98 propostas para o Programa Navega Saberes/Infocentros e 175 para o Programa Eixo Transversal, das quais 83 e 152, respectivamente, foram inscrições válidas. A novidade desta edição de 2017 foi a valorização da pertinência e vinculação das propostas extensionistas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação devidamente atestados pelas faculdades.

Os responsáveis pelos projetos selecionados devem indicar o aluno que receberá a bolsa por meio do  Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE). Só poderão ser indicados alunos da UFPA em situação comprovada de vulnerabilidade.

Segundo o professor Edval Bernardino, da Diretoria de Projetos da Proex, a importância de projetos de extensão é poder ser um processo no qual a Universidade vai se comunicar com a sociedade. “É nesse processo que a formação profissional adquire maior identidade com as demandas significativas da sociedade. A Extensão é, por essência, o encontro entre o mundo acadêmico e a sociedade”, conclui.

Programa Eixo Transversal - O tema da edição deste ano é “Políticas Universitárias de humanização: qual o meu papel?” e tem como proposta a construção de políticas universitárias de humanização, sempre integrando ensino, pesquisa e extensão.

Programa Navega Saberes - O objetivo principal do programa é incentivar a participação de professores, técnicos-administrativos e alunos no desenvolvimento de projetos de extensão voltados para a inclusão social por meio de tecnologias da informação e comunicação. Também é objetivo do programa integrar a comunidade universitária com outras instituições em busca de programas para melhoria da qualidade de vida.

Veja aqui a lista de projetos aprovados no Programa Eixo Transversal.
Veja aqui a lista de projetos aprovados no Programa Navega Saberes/Infocentros.
Mais informações: (91) 3201-7260 / 3201-8391/ 3201-8812

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA