Página inicial > Ultimas Notícias > Curso capacita gestores, docentes, técnicos e servidores sobre as metodologias por problemas

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 14h33

28.06.2017 Reunião PROEG Foto Alexandre de Moraes site

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) realizou o curso "Metodologia baseada em problemas", nos dias 28 e 29, das 8h às 18h, no auditório Multimídia do Centro de Eventos Benedito Nunes e do Instituto de Geociências. Voltado para gestores e professores dos institutos da área da saúde, o curso tem o objetivo de ensinar metodologias diferenciadas relacionadas ao tema.

28.06.2017 Reunião PROEG Foto Alexandre de Moraes site3 373x212Programação - No primeiro dia, após a introdução do curso, foram apresentadas as palestras: “Fundamentação da aprendizagem baseada em problemas: aspectos conceituais e históricos”; “Características e etapas do processo de aprendizagem baseadas em problemas” e “Avaliação na perspectiva das metodologias baseadas em problemas”, ministradas pela professora doutora Roseane Reis.

O segundo dia contou, também, com palestras da professora Roseane, que explicou as vantagens e as dificuldades do uso de metodologias da Aprendizagem Baseada em Problema. Assim como exemplificou cursos que utilizam esse método e mostrou como aplicar a metodologia aos cursos dos participantes. A professora também explicou o que é e como funciona a metodologia, que começa de um problema, sendo analisado até chegar a uma solução.

Objetivo - O curso visa capacitar gestores, docentes, técnicos da Proeg e servidores da UFPA, sobre as metodologias por problemas. Desse modo, os funcionários podem analisar, acompanhar, orientar e emitir pareceres dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) que utilizarem essa perspectiva metodológica. Uma vez que esse método envolve mudanças na prática dos docentes, de modo a mudar a forma de receber e transmitir conhecimento.

28.06.2017 Reunião PROEG Foto Alexandre de Moraes site4 373x212Importância - Segundo a diretora de Desenvolvimento e Ensino da Proad, Clarice Melo, “o curso contribui para o fortalecimento da formação teórica sobre as metodologias ativas dos docentes que participam da elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde e dos técnicos-pedagógicos que acompanham essa elaboração no momento em que chegam à Proeg”. Além disso, para a diretora, as palestras fomentam um diálogo entre os envolvidos no projeto pedagógico do curso e os que os analisam do ponto de vista das normativas institucionais.

Resultados - Por isso ela espera “que os participantes do curso ampliem seus conhecimentos sobre as bases teórico-metodológicas das metodologias baseadas em problemas. Que esses conhecimentos possam clarear as feituras e leituras dos projetos pedagógicos de cursos baseados em metodologias ativas”. E, de acordo com uma das participantes do curso e professora de Terapia Ocupacional Glenda Paixão, a expectativa foi alcançada: “O curso foi interessante, a gente sempre tem que estar se atualizando, e as metodologias ativas são muito utilizadas no curso no qual eu sou professora. Então, ter esses momentos de discussão, de reflexão é muito importante”, relata a professora.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes