Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA celebra os seus 60 anos com concerto no Theatro da Paz

UFPA celebra os seus 60 anos com concerto no Theatro da Paz

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 15h13

arte para topo da matéria portal UFPA

Neste domingo, 2 de julho, às 20h, a Universidade Federal do Pará celebra os seus sessenta anos com concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, que interpreta a 9ª Sinfonia de Beethoven, sob a regência do professor Miguel Campos Neto. A apresentação contará, também, com o Coro da 9ª Sinfonia, formado especialmente para o Ciclo Beethoven, da OSAP, em 2016, e regido pelo professor Agostinho Fonseca, ao qual se une o Coro Universitário da UFPA, CORUNÍ, formado por alunos de diversos cursos e técnicos da Universidade, sob a regência da professora Cristina Mami Owtake, e cantores solistas convidados: Lanna Bastos (soprano), Aliane Sousa (contralto), Antônio Wilson (tenor) e Idaías Souto (barítono).

O concerto será realizado no Theatro da Paz, mesmo local onde, em 31 de janeiro de 1959, a Universidade foi instalada solenemente pelo presidente Juscelino Kubitschek, em cerimônia especial presidida pelo primeiro reitor da UFPA, Mario Braga Henriques, e contou com a participação de diversas autoridades e de grande público.

Obra-prima - A 9ª Sinfonia, a última e mais conhecida composição de Ludwig van Beethoven (1770-1827), foi apresentada, pela primeira vez, em 7 de maio de 1824 e é considerada obra-prima da cultura universal, além de ser precursora da música romântica. Dividida em quatro movimentos, a 9ª Sinfonia destaca-se, também, por ter incorporado o poema “An die Freude” (Ode à alegria), de Friedrich von Schiller, ao quarto movimento, tendo sido a primeira vez em que um coro integrou um concerto com o mesmo destaque dos instrumentos da orquestra.

Antes do concerto, a OSAP executará a trilha sonora “UFPA 60 anos”, de autoria do professor Carlos Augusto Vasconcelos Pires, pianista e vice-diretor da Escola de Música da UFPA. A trilha foi especialmente composta para o vídeo que narra a concepção da marca UFPA 60 anos.

OSAP - Criada em 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP) é formada por 70 músicos, entre discentes e egressos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e alguns convidados. Sob regência do maestro Miguel Campos Neto, a OSAP dedica-se não somente aos clássicos universais, mas também à produção musical paraense. Fundador e regente titular por cinco anos da Chelsea Symphony, de Nova York, Miguel Campos Neto possui formação em regência orquestral pela Mannes College of Music, de Nova York, e ocupa atualmente os cargos de regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (UFPA), da Orquestra Jovem Vale Música, e de maestro convidado principal da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca, de Santarém.

A Coordenadoria de Acessibilidade, da nova Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), órgão da Reitoria, estará integrada à organização do evento para garantir acolhimento especial a pessoas com deficiência.

O evento é uma realização da Reitoria da UFPA, por meio da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Editora da UFPA (ed.ufpa) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDI/UFPA) e conta com o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Os presentes receberão a edição especial do Jornal Beira do Rio sobre os 60 anos da Instituição, publicado pela Assessoria de Comunicação da UFPA (Ascom).

Concerto UFPA 60 anos,
Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP)
9ª Sinfonia de Beethoven
Data: Domingo, 2 de julho de 2017
Local: Theatro da Paz, às 20h.
Saiba mais no Portal 60 anos-UFPA.

Texto: Allyson Allen
Arte: ed.ufpa