Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de pesquisa discute fotografia como processo de aprendizagem

Projeto de pesquisa discute fotografia como processo de aprendizagem

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 15h00

Orofino fotografia divulgação 1

Com o objetivo de trabalhar a alfabetização com base em uma visão interdisciplinar, o Projeto de pesquisa “Trans-vendo a docência: a fotografia revela leituras e escritas em Belém do Pará” realiza o workshop “Fotografias: entre a sociobiodiversidade, a fotoetnografia e o fotojornalismo”. Buscando adaptar as diversas linguagens e os suportes no processo de aprendizagem, o evento conta com a participação do fotógrafo Flávio Contente, diretor de Relações Institucionais do Instituto Arivi Vivo.

O workshop dá continuidade ao trabalho de pesquisa iniciado com os graduandos do curso de Licenciatura Integrada da turma 2017/1, que, desde o mês de abril, estão estudando a fotografia como fonte didática de conhecimento. Para participar do workshop, os estudantes devem realizar as inscrições no local do evento, as quais estarão sujeitas à quantidade de vagas disponíveis no auditório.

O uso de novas linguagens que auxiliam o processo de aprendizagem são muito importantes. Um dos desafios da modernidade é a utilização e a apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos docentes do ensino fundamental. São essas tecnologias que auxiliarão o licenciando a tornar-se autor de práticas pedagógicas que envolvam o uso e a produção de imagens.

De acordo com a professora Elizabeth Orofino, coordenadora do projeto, o workshop busca trazer uma nova perspectiva para a formação do docente, além de fomentar a pesquisa-formação na Região Norte. “Este evento proporciona atividades que auxiliam, de forma significativa, na solução coletiva dos problemas sociais da região. Assim, resolve-se alguns dos problemas educacionais da escola pública, principalmente a alfabetização”, destaca a professora.

O projeto - Trans-vendo a docência: a fotografia revela leituras e escritas em Belém do Pará é um projeto de pesquisa formação que toma como pilares as contribuições da perspectiva Bakhtiniana de linguagem. A fotografia tem por temática leituras e escritas que serão produzidas em diversas regiões de Belém pelos alunos do curso de Licenciatura Integrada. Essa atividade permite o desenvolvimento da linguagem visual (alfabetização/letramento) e o uso de tecnologias digitais, proporcionando aos futuros docentes a criação de um saber fazer, associado aos seus contextos de atuação, à reflexão e à resignificação das práticas de leitura e escrita em Belém do Pará.

Texto: Caio Maia - Assessoria de Comunicação da UFPA