Página inicial > Ultimas Notícias > Mais de 6 mil alunos do Parfor participam da etapa intensiva em julho

Mais de 6 mil alunos do Parfor participam da etapa intensiva em julho

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 20h42

parfor1

Na última segunda-feira, dia 3, iniciou-se mais uma etapa intensiva de formação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da UFPA, em 55 municípios polo no Pará. Nesta etapa, mais de 6 mil professores da Educação Básica - que no mês das férias escolares se tornam alunos de licenciatura -  participam das aulas, dos seminários e  das demais atividades.

A etapa segue até o dia 12 de agosto, de acordo com o calendário aprovado pelo Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente, que determina as ações de formação de professores em todas as instituições. Segundo a coordenação, o Parfor tem 164 turmas em funcionamento e mais de 900 docentes da UFPA e professores colaboradores vinculados a um dos 19 cursos, para ministrar as disciplinas.

"Iniciamos uma etapa que consideramos plena, com recursos, corpo docente e com o projeto pedagógico em funcionamento. Lembramos que o calendário do Parfor deve ser rigorosamente cumprido, o que inclui as aulas aos dias de sábado. Esse é um compromisso importante porque diz respeito à garantia do direito à formação em tempo real de que os alunos necessitam no Parfor", afirma a coordenadora adjunta do Parfor UFPA, professora doutora Josenilda Maués.

Parfor, 8 anos - O Parfor é um programa do governo federal que completou oito anos de implantação na UFPA no primeiro semestre de 2017. De 2009 a 2017, o projeto tem um total de 13.664 professores da Educação Básica atendidos pela formação.

O programa foi criado com o objetivo de capacitar professores da Educação Básica sem formação adequada. Na primeira oferta do Parfor, foram abertas 14 turmas, com 482 professores alunos. No ano seguinte, em 2010, houve um salto gigantesco com a implantação de mais 125 turmas e 4.116 alunos. Desde então, o plano não parou de crescer, não apenas em número de alunos, mas também na qualidade dos cursos ofertados, que, nesses oito anos, somam 21 licenciaturas.

No total, 5.086 professores alunos já concluíram os cursos de licenciatura ofertados pela UFPA por meio do Parfor, que leva até os municípios os mesmos professores, mestres e doutores que atuam na graduação dos cursos extensivos. Mais de 60 municípios do Pará já foram polo das turmas do Parfor.

Para o coordenador geral do Parfor UFPA, os números refletem um resultado exitoso. "Um programa que consegue formar mais de 5 mil professores em exercício em tantos cursos e municípios nesse período configura um passo gigantesco em direção à META 15 do PNE (Plano Nacional de Educação). Certos cursos formaram mais alunos do que em toda a sua história. Isso é a Interiorização da Interiorização da UFPA", ressalta o professor Marcio Nascimento.

Com a demanda de formação avançada, após oito anos atuando com a primeira licenciatura, o Parfor parte para novos desafios e passará a ofertar cursos de especialização para os professores da Educação Básica do Pará.

Texto e foto: Thais Rezende - Assessoria de Comunicação do Parfor/UFPA