Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Doutorado em Matemática promove palestras com professores estrangeiros

• Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 15h53

Matemática

O Programa de Doutorado em Matemática (PDM) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA promove, nos dias 10 e 11 de julho, um ciclo de palestras sobre temas relevantes no campo da Matemática, como Problemas Elípticos que Modelam Situações em Dinâmica Populacional. O evento, que será realizado no auditório do ICEN, é uma das ações que vêm sendo implementadas com o objetivo de promover a mobilidade acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da UFPA, que, por meio do PDM, está formando dois alunos inteiramente orientados por pesquisadores estrangeiros.

De acordo com o professor doutor João Rodrigues, um dos organizadores do evento, ações como essa estão alinhadas com as recentes políticas de internacionalização promovidas pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade. “Podemos, por meio deste evento, colocar nossos alunos e a comunidade científica local em contato com pesquisadores europeus que são referência em suas respectivas áreas”, destaca o professor.

Para participar do evento, não é necessário que os estudantes realizem inscrições prévias. Os interessados devem comparecer ao local destinado às 10h, no início da programação. As vagas estarão sujeitas à quantidade de espaço disponível no auditório.

Programação - No primeiro dia de palestras, o professor Cristian Morales Rodrigo, da Universidad de Sevilla, na Espanha, ministra a palestra "Problemas Elípticos com Difusão Não Local: Casos Linear e Sublinear". Nessa conferência, o professor discutirá a existência, unicidade e multiplicidade de soluções positivas para uma equação elíptica com um coeficiente de difusão local.

Já no segundo dia, o professor Antonio Suárez Fernández, também da Universidad de Sevilla, explica sobre a "Equação Logística com Coeficiente de Difusão Não Local". A equação logística é muito usada para modelar o comportamento de uma população que vive em um habitat limitado. No caso de difusão local, a espécie se move aleatoriamente no habitat. No entanto, ao introduzir um coeficiente de difusão não local, os movimentos da espécie passam a depender da população existente no habitat. O professor apresentará os resultados desta equação comparando-os com os da difusão local.

PDM - Iniciando as atividades em 2010, o Programa de Doutorado em Matemática (PDM) em associação entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem como base principal a infraestrutura física e de recursos humanos das Faculdades de Matemática da UFPA e do Departamento de Matemática da UFAM. Atualmente, trata-se do único programa de Doutorado em Matemática existente em toda a Região Norte do Brasil.

O objetivo central do PDM é preparar recursos humanos com qualificação para a docência e para a pesquisa avançada em Matemática, dando-lhes, desse modo, condições para que possam desempenhar o exercício do magistério superior com maior eficiência e desenvolver com qualidade a pesquisa científica nos diversos ramos do conhecimento matemático.

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google