Página inicial > Ultimas Notícias > I Colóquio Cidades e Identidades ocorre em Abaetetuba de 18 a 20 de julho

I Colóquio Cidades e Identidades ocorre em Abaetetuba de 18 a 20 de julho

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h35

I Colóquio Cidades e Identidades

A linha de pesquisa Identidades: Linguagens, Práticas e Representações, do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI) da UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba, promove, de 18 a 20 de julho, o I Colóquio Cidades e Identidades: Práticas e Representações Políticas e Culturais. O evento visa ser um espaço coletivo de troca de experiências, de reflexão, discussão e divulgação de problemas, teorias e métodos das pesquisas desenvolvidas no PPGCITI/UFPA.

Nesta primeira edição, o Colóquio objetiva ampliar o debate teórico metodológico sobre cidades e identidades no contexto da Amazônia; refletir sobre os desafios da pesquisa interdisciplinar sobre a relação cidades identidades na Amazônia; debater os problemas, as teorias e os métodos da pesquisa interdisciplinar nos campos da linguagem, educação e arte; além de fomentar um espaço de reflexões, discussões e troca de experiências científicas.

Segundo Vilma Brício, integrante da comissão organizadora, e o professor Dedival Brandão, coordenador da Linha 2 e coordenador geral do evento, o Colóquio é importante pois é o primeiro a ser realizado pela linha de pesquisa após a aprovação do Programa de Pós-graduação. “Este se constituirá em um importante espaço de interlocução entre pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação e de outras universidades do país, além de se constituir como espaço de divulgação das pesquisas realizadas pelos mestrandos e seus respectivos orientadores aos interessados em nossos focos temáticos e metodológicos”, completa.

Pesquisas - Vilma Brício explica o cenário das pesquisas na área em Abaetetuba dizendo que estas “deram um salto significativo nos últimos anos a partir da qualificação dos docentes em nível de doutorado, da organização de grupos de pesquisa, da aprovação de projetos com financiamentos, o que resulta na produção de conhecimento veiculado na Revista Margens do Campus de Abaetetuba, em outras revistas científicas qualificadas do Brasil e do Exterior, além da publicação de livros e coletâneas, da participação de docentes e bolsistas em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.”

A aprovação do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades, em 2016, e a aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, em 2017, mostra a relevância destas pesquisas e a qualificação de suas produções. Além disso, este ano os pesquisadores do Campus de Abaetetuba aprovaram 31 projetos no Programa institucional de bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. No Programa Prodoutor, seis docentes aprovaram projetos. Ainda houve a aprovação de projetos de extensão e de monitoria.

Programação - A programação do Colóquio será composta por duas conferências, uma de abertura e uma de encerramento com professores da UFPA e da UFRN e seis mesas-redondas formadas por um professor do PPGCITI, Linha de pesquisa 2 identidades: linguagens, práticas e representações, mais um professor convidado de outro programa de pós-graduação ou de outra universidade do  país. Ainda serão realizadas duas mesas com os mestrandos que irão socializar suas pesquisas em andamento. As mesas abordarão perspectivas teóricas e metodológicas, interdisciplinares, produzidas na interface entre cidades, identidades, práticas e representações. Acesse o folder com a programação completa

Palestrantes - Os palestrantes são docentes da UFPA, de Programas de Pós-Graduação e de outras Universidades: PPGCITI/UFPA, PPEB/UFPA, PPGEDUC/UFPA, PPGL/UFPA, FADECAM/UFPA e UFRN. Destaca-se a contribuição do professor doutor Eduardo Pellejero (UFRN), que, além de participar do evento na mesa de encerramento "Linguagens e Identidades", está ministrando a disciplina optativa "Ver/Dar a ver: Filosofia do olhar e das imagens" na Linha de Pesquisa, no período de 10 a 23 de julho de 2017. Destaca-se, também, a participação no Colóquio da professora doutora Suzana Guerra (UFRN), que estará na mesa redonda 1: "Uma voz vinda de outro lado".

Inscrições - Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, no blog do Colóquio. Com um tema que busca uma convergência teórico-metodológica dos campos de saberes transitados nas pesquisas, o evento destina-se aos pesquisadores, pesquisadoras, alunos e alunas do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades, especialmente aos da linha de pesquisa Identidades: Linguagens, Práticas e Representações. Destina-se, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da área de concentração Estudos Sociais e suas Humanidades, a comunidade universitária mais ampla, e a comunidade educacional das redes de ensino do Baixo Tocantins.

I Colóquio Cidades e Identidades: práticas e representações políticas e culturais
Data: 18 à 20 de julho de 2017
Local: Auditório central do Campus Universitário de Abaetetuba