Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Germânicos promove a Jornada Littera de 24 a 31 de julho

Casa de Estudos Germânicos promove a Jornada Littera de 24 a 31 de julho

• Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h00

Literatura germânicas

A Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (CEG/UFPA), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), promove, no período de 24 a 31 de julho, a Jornada Littera. Realizado na própria CEG, o evento conta com palestras sobre diversas temáticas relacionadas à Literatura, além de divulgar o projeto também no período de férias das aulas.

O evento faz parte do projeto Literaturas Germânica e Brasileira (Littera), desenvolvido pela professora Patricia Cezar. Nos últimos anos, o Littera tem procurado expandir sua atuação, participando de eventos importantes como Feira do Livro, ao longo dos anos. Já são 20 edições dos minicursos, desde o surgimento do projeto em 2013, o que rendeu um artigo na revista especializada Projekt sobre os resultados deste longo trabalho.

De acordo com a professora Patricia Cezar, o evento é uma forma de promover o acesso ao conhecimento. “À medida em que você apresenta a Literatura, é impossível ficar indiferente. As pessoas leem pelos mais diversos motivos, e a Literatura faz parte da vida de muitas pessoas, mesmo aquelas que não são da área de Letras”, declara a professora.

Inscrições - Embora seja voltado ao público de Letras, o evento é aberto à toda comunidade. Os interessados podem realizar as inscrições por meio do site  ou da Fan Page do projeto. Nesses sites, existe um formulário em que o participante preenche o curso que deseja participar e depois receberá a confirmação de sua inscrição. Os minicursos são todos gratuitos e serão emitidos certificados de participação. As vagas são limitadas em 40 pessoas por minicurso.

Programação - Todos os dias de evento contarão com minicursos diferentes. Serão tratados temas como “Os cantos das sereias nas literaturas de Brentano a Alencar”; “Os contos originais e adaptados dos Irmãos Grimm”, entre outros. Além da professora Patrícia Cezar, serão ministrantes as professoras Adriane C. Oliveira, Thaís Fernandes Amorim, Aline da Costa Silva e Lucilia Pinheiro. Confira a programação completa aqui.

Littera - Criado em 2013 pela Casa de Estudos Germânicos, o projeto tem por objetivo divulgar as literaturas germânica e brasileira, mas, também, dialoga com outras literaturas internacionais pela via comparada. Os minicursos são bimestrais, tem temática livre e são sempre gratuitos aos participantes, com emissão de certificado. Atualmente, o Littera tem quatro professoras cursando doutorado em Estudos Literários na UFPA, uma cursando mestrado em Estudos Literários e outra professora formada em Letras/Alemão. O projeto também está em expansão na Internet, e está sendo desenvolvida uma ampla reforma do site oficial, sob responsabilidade de Micaelle Queiroz, do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O trabalho de colaboração visa o aperfeiçoamento deste projeto para a comunidade acadêmica.

Jornada Littera
Data: 24 à 31 de julho