Página inicial > Ultimas Notícias > UNE promove o 1º Circuito Universitário de Skatistas da UFPA

UNE promove o 1º Circuito Universitário de Skatistas da UFPA

• Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 15h24

Skate UFPA

O Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA e a Diretoria de Esporte e Lazer (Dacel/Proex), irá promover, nos dias 18 e 19 de agosto, o 1º Circuito Universitário de Skatistas da UFPA. Com o objetivo de contribuir para a formação, socialização e cidadania dos estudantes e a difusão do skate olímpico nas universidades, o encontro contará com exposição de vídeos, apresentação de atletas e uma roda de conversa sobre políticas esportivas para a Universidade.

O projeto visa preservar a história do Movimento Estudantil ao completar os 80 de luta pela educação gratuita e de qualidade e celebrar os 60 anos da UFPA, além de identificar alunos, técnicos e professores "que andam de skate", e apresentar à comunidade acadêmica um circuito esportivo-cultural que vai mostrar as expressões da cultura de rua existente na Universidade.

O Circuito pretende, ainda, acompanhar a política inovadora na atual gestão da UFPA no respeito à diversidade, no combate à desigualdade, na promoção da inclusão social por meio da educação, esporte e da ciência, voltados para ações que valorizam as identidades das juventudes e a difusão da cultura urbana. O evento pretende, também, fortalecer os laços afetivos com a Universidade; valorizar o papel do estudante skatista como elemento na constituição da sociedade; fortalecer os vínculos entre estudante skatista e a Universidade; e socializar todos os integrantes da comunidade acadêmica por meio da troca de ideias e experiências.

Programação - Este projeto tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de ser estudante e de se valorizar a data, no qual, lembramos a profissão de estudar e de tecer um futuro melhor para os jovens brasileiros e a importância da UFPA na construção de conhecimento na região Amazônica.

No primeiro dia de evento, sexta-feira, 18, será realizada a abertura com pista livre para os skatistas; jogos de xadrez; uma roda de conversa com o tema: Apologia, Juventudes e Skate; e o torneio universitário de skate. A noite se encerra com as apresentações artísticas: rap batalha do conhecimento; Rockada skateboard; sarau de poesia de rua; e malabares.

A programação do sábado é dedicada ao passeio de skate pelo Campus Universitário e o lançamento do manifesto dos skatistas da UFPA. Todas as atividades, de ambos os dias, ocorrem no Complexo Vadião, no campus Guamá, em Belém.

Serviços:
1º Circuito Universitário de Skatistas da UFPA