Página inicial > Ultimas Notícias > I Encontro de Etnodiversidade ocorre nos dias 21e 22 de julho no Campus de Altamira

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 15h54

Campus de Altamira2

A Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Campus de Altamira, realizará o I Encontro de Etnodiversidade, nos dias 21 e 22 de julho, às 8h, no Auditório Bernailton dos Santos Nascimento. O evento visa divulgar os cursos de Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, que integram a Faculdade. Por isso, conta com mesas-redondas, palestras e apresentação de trabalhos dos discentes. As inscrições são gratuitas e abertas ao público: basta ir à Secretaria da Faculdade de Etnodiversidade, assinar o nome, endereço e curso (caso seja estudante da UFPA).

Programação - Após o credenciamento, às 8h, será realizada a mesa de abertura, com presença da Coordenação do Campus da UFPA em Altamira, Direção da Faculdade de Etnodiversidade, com as coordenadorias dos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, secretarias municipais de educação de diversas cidades. Além disso, a mesa contará com representantes de movimentos indígenas e quilombolas, de agricultores, ribeirinhos, extrativistas, movimento negro, pescadores. Na primeira mesa-redonda será debatido o tema “Universidade e Saberes Tradicionais – repercussões da formação superior nas comunidades”, com as professoras da Faculdade, a Secretária de Educação de Brasil Novo, Marinete Mardegan, e representantes de comunidades tradicionais e movimentos sociais.

Na parte da tarde, às 14h, serão apresentados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos do curso de Etnodesenvolvimento e Projetos Didáticos dos estudantes do curso de Educação do Campo. Ao fim do dia, os professores Carla Giovana Rocha, Gustavo Moura e Paulo Vieira lançarão livros, e em seguida, ocorrerá uma programação cultural. Assim como o primeiro dia, o segundo conta com apresentação de TCCs e projetos didáticos, além de debates. (Veja a programação completa aqui)

Objetivo e Importância - O evento foi idealizado após entrevistas, realizadas pelos estudantes do curso de Etnodesenvolvimento com estudantes de outros cursos do Campus de Altamira, apontarem a falta de conhecimento sobre discentes de comunidades tradicionais. Por isso, segundo a comissão organizadora, o encontro visa divulgar os cursos e mostrar o trabalho dos alunos da Faculdade. “Além de divulgar, outro objetivo é criar parcerias com outros cursos ou institutos, dentro da Universidade, para abrir mais portas para esses alunos”, afirma.

Além disso, o encontro é importante, também, para “desenvolver ações de afirmação na UFPA, para mostrar a importância de ter esses alunos e da relação que eles exercem com a Instituição, trazendo sua cultura”, explica a professora.

Expectativas - Desse modo, ela espera que “as pessoas da Universidade passem a entender e ter noção da importância que é ter povos, que antes não tinham acesso ao ambiente acadêmico, na UFPA. Porque isso é uma forma deles mostrarem sua cultura e história, para aumentar o conhecimento na Universidade.”

I Encontro de Etnodiversidade
Local: Auditório Bernailton dos Santos Nascimento, Campus Altamira