Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg promove Fórum de discussões sobre o processo de Graduação na UFPA

Proeg promove Fórum de discussões sobre o processo de Graduação na UFPA

• Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h49

Imagem Principal Portal21

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) realiza, nos dias 28, 29 e 30 de agosto o Fórum de Graduação UFPA. O evento apropria-se do princípio democrático que rege a Instituição para discutir, refletir e projetar medidas que visam a melhoria dos cursos de graduação que a Universidade oferta. Para os organizadores do evento, é por meio da reflexão, da crítica e do diálogo que se constrói conhecimento e se estabelecem os princípios da formação oferecida pela Universidade, afinal esta representa um espaço de discussão e debate.

O Fórum de Graduação da UFPA é produto da construção coletiva das unidades que compõem a Universidade, a partir de reuniões periódicas com os dirigentes dos institutos e campi. Nesta edição, se reunirá com pauta em torno do princípio democrático que a Instituição segue.

Segundo a integrante da coordenação geral do Fórum, professora Wilma de Nazaré Baía Coelho, o evento é importante, pois congrega temas relevantes para discussão na Universidade como um todo, além de trazer uma pauta que é, fundamentalmente, objeto de construção coletiva.

“Desde novembro do ano passado, temos estabelecido um diálogo constante e intenso com todas as unidades da Instituição. Foi por meio desse diálogo que construímos esta pauta. É trabalhoso, mas, também, mais produtivo e prazeroso, pois significa concretizar os princípios democráticos que balizam a vida universitária – trabalho colegiado, pautado na discussão dos problemas que afligem a Instituição em um ambiente de respeito e cooperação, tornando a DADD/Proeg um órgão, dentre outros, a serviço das unidades da capital e do interior, com vistas à resolução de problemas por meio do debate coletivo”, explica a coordenadora.

O objetivo principal do Fórum é pensar na melhoria dos cursos de graduação que são ofertados à sociedade e a comunidade como um todo. Sua premissa fundamental é discutir com os agentes que estão à frente dos processos acadêmicos e de gestão da UFPA; diretores, adjuntos, núcleos docentes estruturantes, professores e representantes estudantis.

Estes agentes, que são os mobilizadores acadêmicos na Universidade, deverão se fazer presentes e estão à frente do processo. “Este é um evento que diz respeito a todos os cursos. No entanto, ele é sobretudo uma reunião de trabalho, voltada para aqueles e aquelas que lidam com os problemas dos cursos, de modo a buscar soluções institucionais, que alterem a dinâmica da graduação em nossa instituição”, acrescenta Wilma Coelho.

Programação - No primeiro dia de evento, segunda-feira, 28, além do credenciamento dos participantes, ocorrerá a uma apresentação da Escola de Música Grupo OVA e a mesa de abertura.

No Auditório Haílton do Nascimento, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), será realizada a mesa-redonda “O Estágio no Bacharelado”, seguida de uma sessão de discussão e uma síntese das discussões. Enquanto isso, no Auditório José Vicente Miranda (ICJ), será ministrada a mesa “O Estágio na Licenciatura”, também seguida de sessão e síntese das discussões.

A programação da terça-feira, dia 29, tem como sede o Auditório José Vicente Miranda, é composta pelas mesas-redondas “Didática no Ensino Superior” e “Flexibilização Curricular”, além de sessão e síntese das discussões.

O evento encerra-se no dia 30 de agosto, com mais duas mesas-redondas. “Avaliação da Aprendizagem e Reflexos Institucionais” e “Políticas Nacionais de Formação de Professores” serão seguidas por suas respectivas sessão e síntese das discussões.

Fórum de Graduação UFPA
Data: Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017