Página inicial > Ultimas Notícias > Mestrado Profissional em Matemática promove workshop pré-processo seletivo em Abaetetuba

• Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 15h35

Profmat

O programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), visando a Capacitação e relatos por parte de seus coordenadores (dos campi de Abaetetuba, Bragança e Castanhal) e comunidade em geral, por meio de experiências trocadas com a coordenação do programa em Belém, realizará, nos dias 2 e 3 de agosto, o I Workshop do PROFMAT no Campus de Abaetetuba. O 1º Processo Seletivo para a 1ª Turma do Programa ocorrerá em outubro, no Campus Universitário do Baixo Tocantins, com 10 vagas ofertadas.

O evento tem como objetivos divulgar para a comunidade as potencialidades do curso de matemática na região do Baixo Tocantins e multiplicar o conhecimento sobre a gestão e funcionamento do PROFMAT para garantir atendimento de qualidade à comunidade Universitária.

Além disso, pretende promover a matemática da Amazônia Tocantina, garantir a participação, discussão e esclarecimentos de dúvidas sobre o processo de cumprimento e adequação às normas e legislação do Programa, estimular o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fomentando a indissociabilidade entre estes e promover troca de experiências entre alunos do curso de matemática do campus de Abaetetuba e ou Instituições com outros cursos de matemática.

PROFMAT - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um programa de mestrado semipresencial na área de matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de matemática, representada e coordenada pela SBM.

Programação - A programação do primeiro dia de workshop, 2 de agosto, será composta pela mesa de abertura, formada por Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, coordenador do CUBT; e Renato Fabrício Costa Lobato, coordenador do PROFMAT/CUBT, e pela mesa-redonda "A Pós-Graduação da Matemática na Região Norte - Desafios e Conquistas", mediada por Dilberto da Silva Almeida Júnior, coordenador do PDM/UFPA), pela manhã.

Após o intervalo de almoço, às 14h, serão promovidas as mesas "O Programa PROFMAT e suas Políticas Interinstitucionais de Inclusão: Um Marco de Qualidade no Ensino da Matemática e Oportunização de Crescimento Profissional", mediada por Valcir João da Cunha Farias,  coordenador do PROFMAT/Belém, e a palestra "As Estruturas Organizacional e de Funcionamento do PROFMAT: Normas, Legislações e Regimento", apresentada por Carmem Lucia Brito Souza de Almeida, Secretária do PROFMAT/UFPA.

Na segunda manhã de evento, serão realizadas as palestras "O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA-UFPA", por Iran Santos Soares, secretário do PROFMAT/CUBT; e A Implantação, Funcionamento e Metas do PROFMAT no Campus Universitário do Baixo Tocantins, por Renato Fabrício Costa Lobato, coordenador do PROFMAT/CUBT). O workshop terá seu encerramento às 11h.

I Workshop do PROFMAT no Campus de Abaetetuba
Data: Dias 2 e 3 de agosto