Página inicial > Ultimas Notícias > Time Enactus UFPA fica em 3º lugar geral do Encontro Nacional Enactus Brasil

Time Enactus UFPA fica em 3º lugar geral do Encontro Nacional Enactus Brasil

• Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 15h13

Time Enactus UFPA ENEB 2017

Nos dias 20 e 21 de julho, o Time Enactus UFPA participou do maior evento de empreendedorismo social da América Latina, o Encontro Nacional Enactus Brasil – ENEB 2017, realizado no Rio de Janeiro. Ao todo foram 39 alunos e mais um professor conselheiro que representaram a UFPA no evento, em competições de projetos de Empreendedorismo social, Simpósio de Empreendedorismo Social e mais outras premiações. Este ano, entre mais de 65 equipes de todo o país,  o Time Enactus UFPA chegou até a rodada final, consagrando-se como o 3º lugar geral da competição, ficando atrás apenas do Time Enactus IFCE Iguatu e o Time Enactus ITA.

O Time Enactus UFPA apresentou três projetos que desenvolve em comunidades da capital paraense: o Projeto Cíclica, que atua diretamente com os catadores de duas associações de coleta seletiva de Belém; o projeto Fiero, que trabalha na ressignificação dos comerciantes do complexo da São Brás; e o Projeto Costuraê, que desenvolve independência financeira e emocional de mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo de Centro de Referência em Atendimento Social  (CRAS) do Guamá.

Além da competição, o Time Enactus UFPA marcou presença no II Simpósio de Empreendedorismo Social com mais de 12 trabalhos aprovados, dentre estes, três foram escolhidos para a categoria Comunicação Oral, destinada aos nove melhores trabalhos submetidos. Para isso, o time contou com o auxílio da Proex que beneficiou mais de 10 autores com o AVA, desta forma, tornou-se o time que mais apresentou trabalhos acadêmicos no simpósio.

Premiações - Todos os anos, durante o evento, times de todo o Brasil apresentam seus projetos para jurados de diversas empresas do Brasil e do exterior. O objetivo é eleger os projetos que mais impactaram as comunidades de forma positiva por meio da ação empreendedora.

Além do 3º lugar geral,  o time UFPA, em parceria com o Time Enactus UFAL, ficou em 2º lugar na Premiação Inpev–A Central do Futuro, que tinha por objetivo premiar os times que apontassem soluções inovadoras para a logística reversa de embalagens de agrotóxicos.

O Time Enactus UFPA chegou, ainda, à final de duas outras premiações. Na ocasião, a aluna Bruna Melo, acadêmica do curso de Oceanografia, ficou entre os três finalistas do Prêmio Líder Estudante do Ano Nufarm pelo trabalho que realizou à frente do departamento de marketing do time. Além disso, o professor conselheiro do time, José Augusto Larcerda, foi escolhido pela Enactus Brasil com um dos três finalistas ao Prêmio de Melhor Professor Conselheiro.

O Professor José Augusto Lacerda é administrador e professor adjunto da UFPA. Atualmente, além de atuar como professor conselheiro do Time Enactus UFPA, coordena o Projeto Jovem Empreendedor que leva empreendedorismo a estudantes de escolas públicas de Belém.

Futuro - O Time Enactus UFPA faz parte de uma rede global de universitários engajados que potencializam comunidades por meio da ação empreendedora. Atualmente, conta com mais de 55 estudantes de mais de seis institutos da UFPA.

Agora, o time se prepara para planejar as atividades que irá desenvolver durante o ciclo que antecede o próximo Encontro Nacional. Além dos três projetos em desenvolvimento, o time está prestes a iniciar um novo projeto, o Amana-Katu, que busca o aproveitamento de água da chuva a partir de uma tecnologia acessível para comunidades de baixa renda. Aos interessados em fazer parte do time, basta aguardarem um novo processo seletivo que deve ser aberto ainda neste mês de agosto.

Todas as atividades desenvolvidas e as novidades do time podem ser acompanhas pelas redes sociais e também no site do Time Enactus UFPA

Texto e foto: Divulgação