Página inicial > Ultimas Notícias > Professores lançam o Atlas Linguístico do Amapá nesta sexta-feira, dia 4

Professores lançam o Atlas Linguístico do Amapá nesta sexta-feira, dia 4

• Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 15h00

atlas Linguístico do Amapá2

Resultado de uma pesquisa realizada pelos professores Abdelhak Razky e Romário Duarte Sanches, membros do grupo GeoLinTerm (PPGL/UFPA), em parceria com a professora Celeste Ribeiro, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o livro Atlas Linguístico do Amapá será lançado oficialmente nesta sexta-feira, 4 de agosto.

Segundo o autor e professor Romário Sanches, o livro foi desenvolvido em três etapas, que incluíram a formação e treinamento de pesquisadores. "É um atlas que permitirá o conhecimento mais detalhado da linguagem local, refletindo que língua e cultura se juntam na história de vida das pessoas, de um lugar, de uma região", explica.

A obra, que é parte do macroprojeto de pesquisa voltado para a análise e documentação do português brasileiro na Região Norte, tem como temática central a geolinguística e a dialetologia, além de apresentar aspectos da sociolinguística variacionista. O livro objetiva evidenciar o perfil linguístico do falar amapaense no que se refere aos aspectos fonéticos e lexicais, além de fomentar as pesquisas linguísticas voltadas, sobretudo, à dialetologia, geolinguística e sociolinguística na região do estado do Amapá.

Para o autor, a importância da obra consiste na propagação e divulgação do dialeto amapaense, possibilitando a toda comunidade conhecer mais e melhor os itens lexicais que formam o repertório linguístico amapaense.  “O atlas é também um rico apoio para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa local/regional, ele constitui uma obra pioneira no estado e fornecerá subsídios para o desenvolvimento de estudos e pesquisas de fenômenos linguísticos fonéticos e lexicais na região, além de contribuir para o desenvolvimento da geolinguística brasileira”

O Processo - A obra se constituiu a partir do Projeto ALAP, desenvolvido em um período de sete anos. Inicialmente, realizaram-se estudos teóricos, inquéritos experimentais, aplicação de questionários nos 10 municípios representativos do estado do Amapá, transcrição dos dados, revisão das transcrições, confecção de cartas linguísticas, organização da parte teórica e metodológica do atlas, revisão das cartas linguísticas, reorganização das cartas, leitura final e envio do material para editora.

Atlas Linguístico do Amapá foi escrito por três autores: o professor Abdelhak Razky (UFPA/UNB); a professora Celeste Maria da Rocha Ribeiro (Unifap); e o professor Romário Duarte Sanches (UFPA/UEPA). Os participantes como inquiridores, apoio e suporte foram os professores: Doraci Guedes, Elicelma Sena, Jefter Gonçalves, Francisco Tiago Meirelles, Monique Jacques, Hanna Line Silva de Lima, Natália Almeida, Maria Cristina Amaral, Sarah Cristina Gibson, Veg Andrade, Angleson de Souza Lima, Olaci Carvalho e Aldenice Couto. Colaboradores: Carlene Salvador; Amanda Carvalho e Diego Coimbra.

Lançamento - O lançamento oficial do atlas ocorre no dia 4 de agosto, às 9h, no auditório de Letras e Artes, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), por ocasião do V Workshop do Projeto ALAP, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de agosto. Ocorrerá nos dois dias de evento, conferências e mini-cursos, além de relatos de experiência e o lançamento do livro, com sessão de autógrafos.

O atlas já está disponível para compra, em versão impressa, nos principais sites de leitura do Brasil: LabradorLivraria SaraivaLivraria CulturaLivraria Martins Fontes PaulistaLojas AmericanasSubmarino e Amazon. O livro digital pode ser encontrado na Saraiva, Cultura, ibooks, Google e Kobo.

Serviços:
Lançamento do livro Atlas Linguístico do Amapá
Data: Dia 4 de agosto de 2017
Local: No auditório de Letras e Artes, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Hora: Às 9h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA