Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade promove mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

Universidade promove mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

• Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 15h10

11 09 15 feira do agricultor adolfo lemos 13

A Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), realiza nesta sexta-feira, 4, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. Quem passar pelo Complexo do Vadião, entre às 8h e às 12h, pode comprar produtos de hortifruti livres de agrotóxicos e com preço mais baixo.

O objetivo da Feira é promover a integração dos produtores rurais com o meio acadêmico, contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Além disso, a Proex incentiva a participação desses produtores no Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na modalidade de Compra Institucional para o fornecimento de alimentos para o Restaurante Universitário.

Novas perspectivas - A partir do próximo semestre, a Feira passará por algumas reestruturações. Agora, a Feira será uma espécie de expressão das diversas ações de um programa multidisciplinar promovido pela Proex. O novo programa buscar trabalhar com as diversas demandas voltadas à agricultura familiar no Estado, envolvendo diretamente projetos de pesquisa e extensão de nove faculdades da UFPA, atuantes no tema.

Atualmente, o programa encontra-se na fase final de elaboração, necessitando apenas da aprovação prévia das faculdades e subunidades. A aprovação no Consepe deve ocorrer no dia 22 de agosto. A partir dessa aprovação, a Proex pretende divulgar o projeto para a comunidade interna e externa, com o objetivo de levar a Feira para fora dos muros da Universidade.

De acordo com o pró-reitor de extensão, professor Nelson José de Souza Jr., a Proex visa mobilizar os cursos e a comunidade universitária em torno dessa nova iniciativa. “Nossa expectativa principal é de que a partir dessa mobilização consigamos levar a Feira para cidade. Se conseguirmos recompor, em boa medida, a produção agrícola familiar na região metropolitana, acho que haverá um grande ganho para a cidade de Belém”, declara o professor.

Feira da Agricultura Familiar da UFPA
Data: 04/08/2017
Local: Complexo do Vadião - Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, Belém.
Horário: das 8h às 12h.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo-Ascom UFPA (Adolfo Lemos)