Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA publica resultados de pesquisa em prestigiada revista internacional

• Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 15h13

CurRapVII 03

As aves de rapina possuem um papel fundamental no ecossistema das áreas onde vivem. Por serem predadoras e realizarem uma influência estabilizadora na região, esses animais controlam a população de presas, auxiliando na manutenção de altos índices de diversidade. Percebendo a importância dessas aves no equilíbrio ecológico da natureza, o professor da UFPA, Calos David Santos, do Núcleo de Teoria e Pesquisa de Comportamento (NTPC), publicou, juntamente com uma equipe internacional multidisciplinar, os resultados de sua pesquisa de comportamento animal na revista Scientific Reports, da prestigiada editora Nature.

Durante a pesquisa, o professor interpretou dois tipos de voos planados de aves de rapina da região do Estreito de Gibraltar (Espanha) e, analisando as características do terreno do local, encontrou uma forma de prever onde as aves concentram esses voos. O professor Calos David também constatou que existe maior concentração de aves nas áreas propícias à geração de correntes de ar ascendente. Além disso, os animais exibem tipos de voo planado diferentes para os dois tipos de correntes de ar ascendente, as correntes de ar de origem térmica e as correntes ar de origem orográfica.

O desenvolvimento deste método permitirá prever onde as aves de rapina planadoras se vão concentrar. “O método pode vir a ser usado para direcionar a colocação de áreas de exploração de energia eólica, uma vez que esta atividade provoca elevada mortalidade em aves planadoras”, destaca o professor.

Equipe internacional - Além do professor Carlos David, faziam parte da equipe pesquisadores do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha. Este instituto é dedicado ao estudo do movimento animal com auxilio de rastreadores GPS - método utilizado neste projeto de pesquisa. Dois dos co-autores do artigo desenvolvem a sua pesquisa com modelagem meteorológica na Noruega e foram responsáveis pela modelagem das correntes de ar verticais.

Revista Scientific Reports - A Scientific Reports é uma revista de acesso livre (open access) da editora Nature. Apesar de ser uma revista relativamente nova é já muito prestigiada, com um alto fator de impacto dentro da área das Ciências Biológicas.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google