Página inicial > Ultimas Notícias > ICED publica edital da pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica

ICED publica edital da pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica

• Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 15h41

Edital do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica

O Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará publicou o edital que regulamenta o ingresso no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). O curso oferece 45 vagas, com seis reservadas para cotas e quatro para o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT). As inscrições para o programa vão de 11 de setembro a 6 de outubro, por meio do site do PPEB.

Inscrições - Durante a inscrição, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição no site - de acordo com o modelo disponível no edital - e anexar, em PDF ou JPG, os seguintes documentos comprobatórios: cópia do CPF, de documento oficial de identificação (com foto) e do Diploma de Graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso. Além disso, deve ser enviada cópia do Projeto de Pesquisa/Dissertação em PDF, seguindo as diretrizes do regulamento. Os concorrentes cotistas - negros, indígenas ou com necessidades especiais -  deverão manifestar interesse na vaga reservada no formulário de inscrição, identificando cor/raça, etnia ou a necessidade especial do aluno.

Processo Seletivo - O processo é dividido em quatro etapas: prova escrita, análise do projeto de dissertação, entrevista e análise do currículo. A prova, baseada na literatura anexada ao edital, ocorrerá das 14h30 às 17h30, do dia 25 de outubro. A análise do Projeto de dissertação, no dia 24 de novembro, é realizada conforme os critérios definidos no edital. De 5 a 7 de dezembro, as  entrevistas serão realizadas pelos professores responsáveis pela linha de pesquisa do inscrito, com data e horário das entrevistas a serem divulgadas.

Para a última etapa do projeto. entre 30 de novembro e 1º de dezembro, os candidatos devem entregar cópias do Currículo Lattes e os respectivos documentos comprobatórios - organizados seguindo o edital - via SEDEX ou na Secretaria do Programa na UFPA (das 9h às 12h ou das 14h às 17h). Todas as provas serão realizadas no Campus Universitário do Guamá, e o resultado da análise do currículo será divulgado em 19 de dezembro, junto do resultado final.

Matrícula - No ato da matrícula, o candidato deve apresentar um Termo de Compromisso e dedicação integral ao curso e cópia autenticada dos seguintes documentos: diploma de graduação; histórico escolar de graduação; título de eleitor com comprovação de votação na última eleição; certificado de reservista - para candidatos do sexo masculino.

Linhas de Pesquisa - O curso é dividido em duas linhas de pesquisa: Currículo da Educação Básica e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. A primeira, com 25 vagas disponíveis, visa estudar o currículo da educação básica. Além disso, a vertente realizará incursões e análises sobre a produção e distribuição social dos conhecimentos, a relação entre currículo e ensino e sobre a história do currículo e das disciplinas escolares.

A “Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica”, com 20 vagas, analisa a ação das instâncias de coordenação e gestão da escola pública, em diferentes etapas e modalidades. Deste modo, a linha visa organizar a educação básica, ações educativas e estudos sobre os reflexos de iniciativas de gestão do meio ambiente e educação ambiental na escola básica.

Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)
Inscrições:  de 11 de setembro a 6 de outubro, no  site do PPEB.
Mais informações no edital, pelos telefones (91)3201-7648 / 98819-8905 / 99829-4560 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA