Página inicial > Ultimas Notícias > Doutoranda de Letras da UFPA é aprovada pela fundação Fullbright e vai cursar doutorado em Yale

• Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 15h03

Yale University

A doutoranda da UFPA no Programa de Pós-Graduação em Letras Márcia Rocha, com estudo em literatura espanhola e latino-americana, participará de curso pré-acadêmico na Universidade de San Diego, California. A futura doutora foi aprovada com bolsa da Fundação Fulbright e irá cursar parte do seu doutorado nos Estados Unidos, na Universidade de Yale, daqui a um mês.

Em 2017, como parte das celebrações do 60º aniversário do Programa Internacional de Bolsas Fulbright, no Brasil, foi lançado o edital Doctoral Dissertation Research Award to Students from Underrepresented Graduate Programs (DDR-U), com bolsas de Doutorado Sanduíche para os programas das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com nota Capes de 3-5.

Márcia Rocha submeteu sua proposta on-line em novembro de 2016. Após análise de mérito e do projeto, foi selecionada para a terceira etapa. “Me enquadrava em todos os requisitos necessários, tais como: possuía a proficiência internacional em inglês do TOEFL, carta de recomendação do orientador na UFPA, ​o professor Sílvio Holanda, ​bem como​ carta de suporte​ do Programa de Pós-Graduação a que estou vinculada, além da carta convite do professor norte-americano da Universidade de Yale, ​o professor Kenneth David Jackson, ​que demonstrou​ vívido​ interesse pelo meu projeto,​ já que este é uma referência nos estudos literários brasilianos nos EUA,​ após eu ter entrado em contato com o mesmo”, explica.

No fim de julho, Márcia viajou para a Califórnia, onde passará as primeiras quatro semanas para o curso pré-acadêmico, e logo partirá para New Haven, Connecticut, na Universidade de Yale, onde vai morar e atuará como Pesquisadora Assistente Visitante por nove meses.

Pesquisa - O doutorado de Márcia é em Letras, área de concentração em Estudos Literários, vinculada ​à​ linha de pesquisa “Literatura: interpretação, circulação e recepção”. Sua tese intitulada Das tramas do mito aos (des)caminhos da realidade: a travessia do herói nas literaturas cervantina e rosiana é voltada para a literatura comparada, em que investiga a obra do autor espanhol Miguel de Cervantes e suas influências na literatura brasileira, sobretudo na obra do escritor mineiro Guimarães Rosa.

Fundação Fulbright - A Fulbright é o principal programa internacional de bolsas de estudo patrocinado pelo governo dos Estados Unidos que tem como objetivo principal incrementar a mútua compreensão entre os povos dos Estados Unidos e de outros países, por meio do intercâmbio de pessoas, pesquisas, técnicas e conhecimentos.

O programa chegou ao Brasil em 1957 e é representado e administrado por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar nos Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução  Google