Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos de Comunicação da UFPA são premiados com cursos de formação na área

Alunos de Comunicação da UFPA são premiados com cursos de formação na área

• Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 15h10

Elaide Martins Emanuelle Corrêa e os alunos Edielson Shinohara e Raissa Araújo em reunião da Escola Marco Zero

Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFPA estão aprimorando seus conhecimentos por meio de cursos e workshop. Eles receberam os prêmios da Escola Marco Zero, empresa de cursos formativos na área da comunicação, e da Yesbil, empresa de consultoria e treinamentos em marketing digital. Os prêmios são resultado do III Festival de Produção Experimental da Facom (FestCom 2017), promovido em abril deste ano, no qual os estudantes de comunicação puderam apresentar os produtos desenvolvidos nas disciplinas da faculdade e concorrer ao prêmio de melhor trabalho em cada uma das categorias do evento.

FestCom – Trata-se é um festival criado com o objetivo de dar visibilidade à produção experimental e criativa por parte dos estudantes da Facom e incentivá-la. Além disso, o evento já se consolidou como a etapa local do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Em 2017, 19 dos trabalhos inscritos representaram a faculdade no Expocom Regional Norte, em Manaus-AM, nas categorias Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Produção Transdisciplinar e Cinema e Audiovisual. Os vencedores regionais vão disputar o Expocom Nacional no mês de setembro, em Curitiba-PR.

Um dos diferenciais deste ano, segundo a coordenadora do FestCom, professora Elaide Martins, foi a natureza da premiação, que resultou nos cursos que agora os estudantes podem fazer: “A gente adotou uma linha de prêmios voltada justamente para aprimorar a formação dos alunos: bolsas de estudos, os cursos, os créditos para os estudos, estágios em projetos”. Além disso, de acordo com a coordenadora, em 2017, a produção do evento envolveu ainda mais os profissionais da área da comunicação, tanto na avaliação dos produtos como nas parcerias firmadas, possibilitando uma aproximação maior dos alunos com o mercado de trabalho.

Aprendizado e aproximação com o mercado de trabalho - Uma parte dos cursos é oferecida pela Escola Marco Zero, que, este ano, se tornou parceira da Facom no evento. Os cinco trabalhos com maior pontuação em suas categorias foram os contemplados e poderão escolher um dos quatro cursos oferecidos pela escola, nos meses de agosto e setembro: Texto e o espírito do nosso tempoDo briefing à finalização: processo de trabalho para equipes enxutasMídia programática  e Construindo a cultura da sua marca.

Seis alunos poderão fazer os cursos, entre eles Edielson Shinohara, estudante de Jornalismo e um dos vencedores do Festcom deste ano. “Participar de um curso no Marco Zero é algo muito legal, pelo fato de ser uma escola de cursos bem reconhecida aqui em Belém. Isso tem um peso para o nosso currículo e vai possibilitar visões diferenciadas sobre determinados assuntos, o que vai agregar muito no meu conhecimento, inclusive sobre o produto com o qual nós ganhamos o FestCom, que é a nossa produtora CYN Comunicação.”

A gestora de cultura de marca da Ovelha Negra, Emanuele Correa, também destaca a importância da parceria com o festival. “É a primeira vez que a Rede Ovelha Negra, por meio da Marco Zero, realiza este tipo de parceria. Nós acreditamos que isso fomenta a educação.  É muito importante a parceria com a UFPA”. Segundo ela, essa é também uma forma de retribuir à casa [a faculdade], pois na empresa existem vários profissionais que foram formados pela Facom.

Outra premiação recebida por cinco alunos premiados foi o workshop “Data Content Marketing”, oferecido pela Yesbil. No workshop, coordenado por Artur Araújo, foram apresentadas algumas formas de obtenção de dados e conceitos básicos em relação às mídias sociais, que possibilitam conhecer melhor o público, ao qual poderia se destinar algum produto, tanto na área de jornalismo como na publicidade.

A aluna de Publicidade e Propaganda Adriane Jackson foi uma das alunas premiadas pela Yesbil no FestCom.  Segundo ela, o conhecimento obtido foi muito importante, principalmente para quem quer trabalhar com as mídias digitais. Ao final do workshop, os alunos produziram gráficos com base nas pesquisas de dados. Os temas escolhidos pelos alunos foram "Perfil da torcida paraense no Facebook"  e "Destino preferido de usuários do Facebook em Belém".

Outros prêmios - Além da escola Marco Zero e da Yesbil, neste ano, o FestCom teve o apoio de outras empresas de Belém, como a Libra Design, que trabalha na área de Design Gráfico. A empresa ofereceu um estágio para os alunos vencedores da modalidade Agência Jr. de Publicidade e Propaganda. Já a escola de idiomas Aliança Francesa Belém contribuiu com duas bolsas de desconto em seus cursos, além de brindes.

No Festival de 2016, o prêmio de maior destaque foi a viagem ao Marajó de uma equipe de alunos, fruto da parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), que resultou na produção do site documental “Irenes do Marajó”. Junto com uma equipe de profissionais da Secom, os alunos entrevistaram mulheres marajoaras, ouviram suas histórias de vida e buscaram mostrar seus desafios fundamentados em suas realidades enfrentadas todos os dias.

Texto: Dayse Feio