Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Enfermagem promove seminário sobre Saúde Mental

Faculdade de Enfermagem promove seminário sobre Saúde Mental

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 15h25

saude mental

Com o objetivo de esclarecer a população sobre problemas relacionados ao aspecto emocional, como a depressão e a ansiedade, a turma de 2016 da Faculdade de Enfermagem da UFPA, coordenado pela professora mestre Andreia Pessoa, da Atividade Curricular Introdução à Enfermagem, realiza o XXI Seminário de Ética e Bioética, com o tema Saúde Mental: Desafios Contemporâneos da Depressão. O evento, que será realizado no Auditório José Vicente Miranda, no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (ICJ/UFPA), busca discutir o fato de que muitas pessoas ainda não sabem identificar o problema. O evento ocorre no dia 22 de agosto, no Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Profissional da UFPA, Guamá, Belém. As insrições estão abertas e têm o custo de R$ 10,00. Será emitido certificado.

Com a ajuda das professoras Patrícia Regina Bastos Neder, Maria de Nazaré Alves de Lima e Flávia Aguiar Vieira Tavares, o evento procura elucidar termos da Ética e Bioética no âmbito da Saúde Mental, como a depressão, o tratamento e os novos aspectos dessa problemática na atualidade. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições no dia do evento.

De acordo com um dos organizadores do seminário, Maurício Santana, o evento tem o intuito de agregar conhecimentos sobre o tema, tanto para acadêmicos da Universidade Federal do Pará quanto para discentes externos e pessoas com curiosidades acerca do tema. “Algumas pessoas estão passando por esta situação ou conhecem alguém que está acometido. Devemos prestar o devido auxílio sempre preservando a ética e bioética do indivíduo e, assim, evitando as possíveis consequências tão alarmantes desse mal”, declara.

Saúde Mental - De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade. A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas foi pactuada em julho de 2011, como parte das discussões de implantação do Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, e prevê, baseado na Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais.

XXI Seminário de Ética e Bioética com o tema Saúde Mental: Desafios Contemporâneos da Depressão
Data: 22 de agosto de 2017
Hora: 14h30
Local: Auditório José Vicente Miranda – ICJ – Campus Profissional da UFPA, Guamá, Belém.
Inscrições: R$ 10,00
Será emitido certificado.