Página inicial > Ultimas Notícias > Proex inicia III Fórum de Extensão Universitária com gestores multicampi

Proex inicia III Fórum de Extensão Universitária com gestores multicampi

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 15h14

IMG 0023

“A Universidade Multicampi é, por natureza, extensionista. Por isso, precisamos pensar a Extensão Universitária dentro da mesma lógica e dos mesmos desafios que a Pesquisa e o Ensino”. Assim, o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, professor Gilmar da Silva Pereira, saudou os participantes do III Fórum de Extensão Universitária, iniciado nesta quarta-feira, 23 de agosto de 2017, no auditório do Núcleo dos Altos Estudos Amazônicos (NAIE) da Universidade Federal do Pará.

IMG 0014 373x212O pronunciamento do vice-reitor foi realizado na abertura do evento cuja mesa foi composta pelo presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas (Forproex), professor Daniel Pansareli; pelo pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Nelson de Souza Junior; pela coordenadora regional do Forproex, professora Marcele Regina Nogueira; pelo representante da Coordenação do Fórum de Coordenadores dos campi da UFPA, professor Doriedson Rodrigues; e pelo coordenador do Fórum de Dirigentes dos campi, professor Carlos Alberto Batista Macile.

Agenda coletiva- O III Fórum de Extensão com gestores tem como pauta a construção coletiva de uma agenda com as Unidades Acadêmicas para o biênio agosto de 2017 a agosto de 2019. Serão dois dias de trabalhos com palestras, debates e apresentação das discussões em grupos. Segundo o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Junior, o desafio é incorporar a Extensão ao processo regular de formação universitária e, principalmente, construir a Universidade como sinônimo da sociedade para que a Extensão cumpra a sua função.

Universidade e Sociedade- “Consideramos que a Universidade Federal do Pará se encontra em uma fase de transição porque pretendemos transformar a UFPA. Não basta que a Universidade seja apenas vinculada à sociedade, mas, sim, que seja a própria sociedade. Isso está na raiz, nos fundamentos do que justifica a existência da Universidade Federal do Pará, uma Universidade da Amazônia. Se conseguirmos implementar essa mudança em cinco, dez, quinze anos será um grande avanço, porque, na Amazônia, a Universidade federal do Pará é um dos maiores empreendimentos sociais e humanos que temos”, afirmou o pró-reitor.

Fórum PAN- Amazônico- Durante o Fórum, o pró-reitor de Extensão da UFPA anunciou a realização de um Fórum Pan-amazônico na Universidade Federal do Pará com o envolvimento de universidades de outros países constituintes da região para que as experiências em Extensão possam ser compartilhadas com a elaboração de uma pauta comum às necessidades das Universidades pan-amazônicas.

O III Fórum de Extensão segue até esta quinta-feira, 24 de agosto, com a apresentação dos resultados das discussões em grupo e a apresentação da agenda de Extensão para a Universidade Federal do Pará o biênio 2017-2019.

Acesse aqui o site da Proex.

Texto e fotos: Pró-reitoria de Extensão/ UFPA