Página inicial > Ultimas Notícias > Nova Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará promove aula inaugural

Nova Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará promove aula inaugural

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 15h21

LASIPA

A nova Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará (Lasipa) realiza a aula inaugural, a ser ministrada pelo professor João Guerreiro, do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA. Na aula, que ocorre nesta quinta-feira, 24 de agosto, o professor falará sobre saúde indígena, bem como suas experiências, pesquisas e vivência como médico em comunidades indígena há mais de 30 anos.

A Lasipa foi criada com uma proposta de sincretismo entre os conhecimentos em saúde dos povos indígenas e não indígenas, por motivos diversos e urgentes. São eles, especificamente, a necessidade de aproximação dos discentes de áreas da saúde com a realidade indígena, além do alcance da visibilidade dentro das instituições acadêmicas de saúde, pelo fato de a saúde indígena ser um campo desconhecido pelos profissionais e estudantes de saúde no Brasil.

A saúde indígena é um campo vasto e com muito a ser feito. Segundo a presidente da Lasipa, Concimar Okitidi Sompré, esse fato permite oportunidade de grandes conhecimento e participação em projeto de pesquisa e extensão. “Por isso se faz mais que necessário que o estudante, indígena e não indígena, da saúde tenha o conhecimento acadêmico e profissional, o que será base da primeira aula inaugural da Lasipa, a mais nova liga do Pará”, explica. Esta aula inaugural marcará o início das atividades da Liga, conduzida pela professora doutora Izaura Vallinoto, assessora da direção da Faculdade de Medicina.

A aula terá como tema uma introdução à saúde indígena e seus principais aspectos, visando estimular a sociedade acadêmica a discutir, cada vez mais, o assunto. Para participar, basta comparecer no dia do evento. Não é necessário nenhum tipo de pagamento ou inscrição prévia. Estão convidados acadêmicos e profissionais de qualquer curso ou área e todos que possuem interesse em adquirir conhecimento acerca da saúde indígena.

Serviços:
Aula inaugural da Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará (Lasipa)
Data: 24 de agosto
Local: Auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB)

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA